Política

Assembleia deve definir vaga de conselheiro do Tribunal de Contas este mês

A estimativa foi apresentada pelo presidente do Legislativo capixaba, deputado Marcelo Santos (Podemos), nesta segunda-feira (5)

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) destinada a representante da Assembleia Legislativa (Ales) deverá ser discutida pela Casa ainda este mês.

A estimativa foi apresentada pelo presidente do Legislativo capixaba, deputado Marcelo Santos (Podemos), nesta segunda-feira (5), durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos visando ao de 2024.

“Vamos decidir isso internamente, pois compete apenas à Assembleia essa indicação”, disse Marcelo, que completou: “Quero decidir isso neste mês”.

A indicação citada pelo presidente da Assembleia diz respeito à vaga aberta na Corte de contas após a aposentadoria compulsória, por idade, do então conselheiro Sergio Borges do cargo.

LEIA TAMBÉM: Eugênio Ricas será o novo secretário da Segurança do ES

Em 8 de janeiro deste ano, o TCES protocolou um ofício comunicando à Ales a vacância de uma vaga de conselheiro na Corte. 

“Sirvo-me do presente para comunicar a essa Augusta Casa de Leis, que a partir desta data (08/01/2024) – no ofício está 2023 – sua excelência, o conselheiro, Sérgio Manoel Nader Borges, está se aposentando compulsoriamente, haja vista completar 75 anos de idade, na forma do artigo 40, § 1º, inciso II da Constituição Federal e da Lei Federal 152/2015”, dizia o comunicado endereçado ao presidente da Ales e assinado pelo presidente do TCES, Domingos Taufner.

Vaga também pode ser preenchida por nome de fora da Ales

Também no mês passado, a coluna  De Olho no Poder, com Fabi Tostes, da Rede Vitória, trouxe cenário sobre quem seriam os cotados para a vaga que, embora seja da Assembleia, não significa necessariamente que será preenchida por um deputado. 

À época da publicação da coluna, o mais cotado para assumir a cadeira era o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Davi Diniz.

A chefe de gabinete do governador, Valésia Perozini, que acompanha Casagrande há mais de 30 anos também teve o nome lembrado.

Os bastidores também davam contam de que na Assembleia, além do próprio presidente da Casa, ao menos dois deputados estariam se articulando para também viabilizarem o nome para a vaga. Seriam eles: Dary Pagung (PSB), que é líder do governo na Ales, e a deputada Janete de Sá (PSB).

*Com informações da coluna de Olho no Poder