Aumento no salário de servidores do ES será de 5%
A ação contemplará mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas
O percentual de reajuste no salário dos servidores do Estado será de 5%, conforme afirmado pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante entrevista coletiva concedida no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta terça-feira (07).
A ação contemplará mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas.
Na última segunda-feira (06), o governador confirmou que o aumento no salário da categoria já deve começar a ser aplicado no contracheque referente ao mês de abril, uma vez que o projeto de lei que institui o reajuste deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa, responsável por aprovar a proposta, nas próximas semanas.
A atualização no valor dos vencimentos dos servidores tende a seguir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos doze meses.
"Como todas as carreiras dos servidores já têm uma correção automática na promoção, tanto horizontal quanto na vertical, a gente sempre fica perto da inflação, porque já tem um crescimento vegetativo da folha, que precisa ser considerado. Vai ser (o reajuste) ser um pouco abaixo do IPCA", afirmou Casagrande.
Se praticamente confirmou o percentual que será aplicado no reajuste do servidores, o governador, por outro lado, não garante que a categoria terá atualização no valor do auxílio-alimentação, porque, segundo ele, essa é a única parte do projeto que ainda não está definida.
>> LEIA TAMBÉM: Urgência em projeto que suspende câmera na farda policial, Allan em nova comissão e a Bíblia segundo Assumção
Primeiros meses da receita como parâmetro para o aumento
Conforme noticiado pela coluna De Olho no Poder, de Fabi Tostes, no último dia 28, o governador havia sinalizado sobre a possibilidade de reajuste aos servidores nos próximos meses.
Na ocasião, no entanto, ainda não havia uma previsão de data para que isso acontecesse, uma vez que o mandatário sinalizou que aguardaria o resultado da receito do Estado referente ao início do ano.
“Vamos ver como ficam os primeiros meses de receita pra ver até onde a gente pode ir, mas algum reajuste linear eu darei nesse ano sim”, afirmou o governador, durante evento de lançamento do planejamento estratégico do governo visando ao mandato 2023/2026.