Manifestação na galeria da Assembleia pede soltura de Capitão Assumção
Cerca de 30 pessoas foram para a Ales com camisas e cartazes com frases de apoio ao deputado estadual
Na expectativa de que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) votasse na sessão desta segunda-feira (4) a revogação ou não da prisão do deputado Capitão Assumção (PL), preso desde a última quarta-feira (28), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), apoiadores do parlamentar ocuparam uma das galerias do Plenário da Casa.
Durante quase toda a sessão desta segunda, cuja pauta principal acabou sendo a eleição do secretário de Estado da Casa Civil, Davi Diniz, como conselheiro do Tribunal de Contas (TCES), um grupo de cerca de 30 pessoas, com camisas e cartazes com frases de apoio a Assumção, permaneceu no interior da Ales.
Não foi registrado nenhum tumulto no período em que os manifestante estiveram na Casa.
LEIA TAMBÉM: Capitão Assumção: presidente da Assembleia define ritos sobre prisão de deputado
Mais cedo, em reunião com os deputados, o presidente Marcelo Santos (Podemos) já havia adiantado aos pares sobre o procedimento adotado pela Casa a respeito da prisão preventiva de Assumção.
Foi criada uma Comissão Especial que irá apresentar um parecer, em 72h, se manifestando pela revogação ou manutenção da prisão do parlamentar.
Nos cartazes levados pelos manifestantes, era possível ler as seguintes palavras de ordem: "Capitão Livre", "Respeito à Constituição" e "Soltem o Capitão".
Além de civis, outros políticos do Estado, entre eles o senador Magno Malta (PL) e o deputado Lucas Polese, correligionários de Assumção, usaram a sessão no Legislativo estadual para manifestar apoio ao parlamentar preso por descumprir medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Culto em gabinete e visita no Quartel da PMES
Logo após marcar presença no Plenário da Ales na sessão desta segunda, Magno Malta seguiu para um culto realizado no gabinete de Assumção na Casa, segundo informações confirmadas pela reportagem do Folha Vitória.
A reportagem também apurou que o senador capixaba, após o final do culto, estava a caminho do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Maruípe, em Vitória, onde Assumção está preso, para uma visita ao deputado. Mais detalhes sobre o encontro não foram informados.
LEIA TAMBÉM: TSE encontra candidaturas laranjas de mulheres em 14 cidades; 3 são do ES