O Ministério Público do Estado (MPES) realiza, na sexta-feira (22), das 9h às 17h, eleição para definir a lista tríplice da qual sairá o novo Procurador-Geral de Justiça (PGJ) visando ao biênio 2024/2026.
Atualmente o cargo no MPES é ocupado por Luciana Andrade, que encerra seu segundo mandato consecutivo à frente do órgão ministerial.
Estão na briga pela principal cadeira no MPES os promotores Danilo Raposo, Francisco Berdeal, Maria Clara Mendonça e Pedro Ivo de Sousa; o atual subprocurador-geral de Justiça, Josemar Moreira, além do procurador Marcello Queiroz.
O edital tratando sobre a formação da lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral de Justiça foi publicado em janeiro deste ano, abrindo caminho para a inscrição dos candidatos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Assim como ocorreu na fase de inscrição, a votação dos nomes que serão enviados para apreciação do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que será o responsável por escolher, entre os três mais votados pelo MPES, o novo PGJ, vai acontecer de maneira virtual. A posse do novo procurador-geral está prevista para 2 de maio, às 17h.
Conforme apurou a coluna de Olho no Poder, com Fabi Tostes, da Rede Vitória, em janeiro, ouvindo fontes do MPES e candidatos ao cargo de PGJ, a eleição deste ano promete ser uma das mais acirradas, tendo em vista o racha e o clima de disputa interna nos bastidores da instituição.
Leia também: