O vereador Sérgio Camilo (União), da Câmara de Cariacica, protocolou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que concede ao bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), o título de “Cidadão Cariaciquense”.
A matéria foi protocolada na Casa na tarde desta quinta-feira (11), conforme mostra o sistema de tramitação de projetos na Câmara.
Na justificativa da proposta, o parlamentar cita os feitos do empresário, segundo texto consultado pela reportagem do Folha Vitória. Veja trecho:
“Concede a outorga da ‘Cidadão Cariaciquense’ ao senhor Elon R. Musk, empresário, fundador e CEO da empresa de foguetes SpaceX; CEO da marca de carros elétricos Tesla; fundador e CEO da Neuralink (que implantou um chip no cérebro de humanos); co-fundador, presidente da Solar City (especializada emserviço de energia solar) e proprietário da rede social X Corp (ex-Twiter)”, diz o projeto do vereador.
Já em outra parte da proposta, Camilo frisa que o empresário tem se tornado “um símbolo” da luta pela liberdade de expressão, fazendo uso de sua notoriedade para denunciar, conforme o parlamentar, “as graves censuras ao direito supramencionado, vindos da Suprema Corte Brasileira, na pessoa do ministro Alexandre de Moraes”.
“Assim, merecidamente, por todo o exposto, a proposição feita por este parlamentar, tem condão de prestar a devida honraria sopesando a contribuição dos esforços prestados à população cariaciquense, desempenhando seu compromisso com o município, na defesa do bem-estar de todos e todas, cidadãos e cidadãs de Cariacica“, defende o vereador.
Além do título de “Cidadão Cariaciquense”, o parlamentar que seja concedida ao empresário a “Comenda Moxuara”, uma das principais honrarias do município.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Camilo confirmou, na noite desta quinta-feira, a tramitação das homenagens a Musk na Câmara.
Monção de aplauso gera impasse entre vereadores
A proposição do vereador foi apresentada em meio a um impasse envolvendo uma moção de aplausos destinada a Musk, também protocolada por Camilo na Casa.
Horas após ter sido divulgada a aprovação da homenagem em votação realizada na sessão de quarta-feira (10), o presidente do Legislativo municipal, vereador Lelo Couto (União), que não estava presente na sessão, afirmou que a matéria não havia sido aprovada em plenário.
O posicionamento do parlamentar foi de encontro ao que sustentou Camilo, que garantiu que a homenagem foi aprovada pelos vereadores na sessão plenária, tendo sido votada em bloco, juntamente com outras matérias correlatas.
Ao ser confrontado com a versão apresentada por Couto, ainda na quarta-feira, o vereador disse que deixou o plenário minutos após a matéria ter sido aprovada e que, por isso, parte dos parlamentares considerou que ele havia deixado a sessão antes da votação, sugerindo que sua proposição havia saído do bloco de propostas aprovadas na ocasião.
O vereador Edson Nogueira (Podemos), que presidiu a sessão em que a homenagem a Musk teria sido aprovada foi procurado pela reportagem na noite de quarta-feira, e também nesta quinta, para esclarecer o impasse envolvendo o projeto de Camilo. Ele não retornou as ligações e não respondeu às mensagens enviadas.