Os carros oficiais utilizados pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) foram multados mais de 20 vezes este ano, conforme informações consultadas junto à Ales nesta sexta-feira (19).
Ao todo foram 24 registros de infrações que vão de velocidade além dos limites permitidos pelas regras de trânsito a estacionamento em local indevido; há também multas relacionadas a ultrapassagem feita no momento em que o sinal estava vermelho para passagem de veículos.
Parado e multado durante uma blitz policial da Lei Seca, realizada na Praia do Canto, em Vitória, na madrugada do último dia 6, o deputado Lucas Polese (PL) é o campeão de registros de infrações de trânsito envolvendo os veículos oficiais do Legislativo estadual.
Estão em nome do gabinete do parlamentar oito multas aplicadas ao carro utilizado por ele.
Confira a tabela completa com as multas dos deputados
A maioria das infrações atribuídas ao veículo vinculado ao gabinete de Polese está relacionada a excesso de velocidade e foram cometidas no mês de março deste ano, em cidades como Aracruz, João Neiva e Serra.
Com três multas registradas em seu gabinete, Zé Preto (PL) é o segundo parlamentar com mais infrações de trânsito cometidas usando veículo oficial.
Veja abaixo outros deputados que tiveram o veículo oficial multado:
– Adilson Espíndola (PDT): 1 multa
– Alexandre Xambinho (PSC): 2 multas
– Allan Ferreira (Podemos): 2 multas
– Bruno Resende (União): 2 multas
– Callegari (PL): 2 multas
– Hudson Leal (Republicanos): 2 multas
– Iriny Lopes (PT): 01 multa
– *Luciano Machado (PSB): 1 multa
*O deputado Luciano Machado não foi reeleito para o cargo. A multa atribuída ao veículo oficial utilizado por ele é anterior à nova legislatura, iniciada em fevereiro deste ano. A infração, por sua vez, ocorreu em janeiro.
O que dizem os parlamentares
Todos os deputados cujos gabinetes constam da lista de multas por infrações de trânsito aplicadas aos carros oficiais da Ales este ano foram procurados pela reportagem, para explicar se as irregularidades teriam ocorrido durante o cumprimento de agendas relacionadas ao exercício do mandato e se os valores cobrados nos documentos seriam pagos por seus respectivos gabinetes.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Por meio de sua assessoria, o deputado Allan Ferreira informou que as infrações foram cometidas durante agendas oficiais e que as multas serão pagas por seu gabinete.
Já assessoria de Xambinho disse que as multas aconteceram com o motorista ao volante e que o primeiro registro aconteceu devido a “uma sinalização provisória em um local de estacionamento, que naquela ocasião estava impróprio”.
A segunda multa, ainda de acordo com a assessoria do parlamentar, ocorreu durante a visita do Ministro dos Transportes, Renan Filho, ao Estado, momento em que os carros oficiais teriam sido “orientados a fazer a manobra para agilizar o tráfego”. A equipe do deputado informou que recorrerá dessa multa.
“Ressaltamos ainda que o deputado faz uso do carro oficial apenas para agendas e compromissos do mandato, e ao volante sempre está um profissional habilitado e responsável por guiar todo o trajeto”, diz trecho da nota enviada pela assessoria de Xambinho.
Iriny Lopes, por sua vez, ressaltou que a multa por estacionamento em local indevido em uma via de Cariacica será paga pelo motorista responsável pela condução do veículo e que o valor deverá ser descontado do pagamento do servidor. A deputada ainda frisou que a infração ocorreu durante o cumprimento de compromissos oficiais.
Os demais deputados não haviam retornado aos contatos da reportagem até o fechamento deste texto. Em caso de retorno, esta matéria será atualizada. O espaço segue aberto para as devidas manifestações.