Política

Heloísa Cariello é eleita desembargadora no Tribunal de Justiça do ES

A magistrada foi eleita pelo critério de merecimento, no primeiro processo de promoção realizado para o preenchimento de vaga exclusiva para mulheres

Foto: Divulgação/TJES

O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu, em sessão nesta quinta-feira (9), a juíza Heloísa Cariello como nova desembargadora da Corte. Ela foi eleita pelo critério de merecimento por meio do processo de promoção para o preenchimento de vaga para mulheres.

O nome da magistrada foi anunciado pelo presidente da Corte, desembargador Samuel Meira Brasil Jr. Logo em seguida, ele deu posse administrativa à desembargadora, que já ocupa a cadeira no Tribunal Pleno.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Durante o pleito, a desembargadora Rachel Durão Corrêa Lima elogiou a iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça de abertura do processo seletivo pelo critério de merecimento por lista formada apenas por magistrada. 

A medida ocorre em cumprimento à normativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa garantir a paridade de gênero nos tribunais.

Quem é Heloísa Cariello 

Heloísa Cariello é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduada em Direito Público. A nova desembargadora foi nomeada juíza substituta do Tribunal de Justiça em 1994. 

Durante a trajetória, ela atuou nas Comarcas de Santa Leopoldina, Afonso Cláudio e Guarapari, e substituiu outros desembargadores em diversas ocasiões. 

Também atuou como juíza assessora da Presidência do TJES e da Corregedoria Geral da Justiça, bem como juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). 

Antes de ser promovida, era juíza titular da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos, Meio Ambiente e Saúde de Vitória.

LEIA TAMBÉM: Futura: veja como moradores de Vila Velha avaliam gestões de Arnaldinho, Casagrande e Lula

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória