Política

Estado tem mais de 160 eleitores com nome social, segundo o TRE-ES

Nome pelo qual os transgêneros e travestis se identificam, de acordo com sua identidade de gênero, pode ser incluso no título de eleitor. O prazo para mudança no documento terminou no dia 4 de maio

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um levantamento feito pela reportagem do Folha Vitória junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) mostrou que, de acordo com os dados da Corte eleitoral capixaba, o Estado tem 161 eleitores com nome social, que é o nome pelo qual os transgêneros e travestis se identificam, segundo sua identidade de gênero.

Esse número, no entanto, pode ser ainda maior, uma vez que o último levantamento sobre o quantitativo de eleitores com nome social no Espírito Santo é de março deste ano. Um novo balanço deve ser divulgado  no início do mês que vem.

Os municípios da Grande Vitória concentram o maior n´úmero de títulos com nome social. Vitória lidera com 21; em seguida vem Vila Velha, com 19, e Serra, com 18. Embora também esteja localizada na região metropolitana do Estado, Cariacica conta com apenas três registros, em um universo de 262.414 eleitores.

A inclusão do nome social no título de eleitor passou a ser permitida pela Justiça eleitoral em 2018.  Para incluir o nome social no documento, basta preencher o requerimento disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo visando às eleições deste ano, no entanto, terminou no dia 4 de maio.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.