Câmara de Vila Velha aprova aumento no número de vereadores de 17 para 21
A proposta foi aprovada em primeiro turno e precisará será votada mais uma vez, por se tratar de mudança na Lei Orgânica do município
Conforme antecipado pela reportagem do Folha Vitória no último dia 6, a Câmara de Vila Velha aprovou, durante a sessão desta segunda-feira (12), em primeiro turno, o projeto de lei que aumenta o número de vereadores no Legislativo da cidade de 17 para 21 a partir da legislatura que começa em 2025.
A aprovação se deu por unanimidade de votos, com todos os parlamentares da Casa sendo favoráveis à matéria, segundo informações do presidente da Câmara, Bruno Lorenzutti (Podemos), à reportagem.
Por se tratar de um projeto que altera a Lei Orgânica Municipal, o texto precisa ser votado e aprovado em dois turnos. Ainda não há data para que a proposta seja apreciada em uma segunda rodada.
Veja a lista dos vereadores que votaram pela aprovação do projeto:
Anadelso Pereira (Podemos)
Bruno Lorenzutti (Podemos)
Devanir Ferreira (Republicanos)
D'Orleans Sagais (PV)
Fábio do Vale (Patriota)
Flávio Pires (Agir)
João Batista Tita (PSD)
Joel Rangel (PTB)
Jonimar (PSC)
Léo Pindoba (Agir)
Osvaldo Maturano (PSDB)
Patrícia Crizanto (PSB)
Renzo Mendes (PP)
Rogério Cardoso (Podemos)
Welber da Segurança (PSDB)
Devacir Rabello (PL)
Romulo Lacerda (PTB)
Caso o projeto seja aprovado em segundo turno, o Legislativo canela-verde passará a ter mais 4 parlamentares após as eleições municipais do ano que vem.
Tendo em vista que no final do ano passado a própria Câmara aprovou aumento de 104% no salário dos vereadores, fazendo com que valor dos vencimentos dos parlamentares chegue aos R$ 15.193,35 em 2025, a criação de mais vagas para vereador de Vila Velha gerará à Casa impacto financeiro anual estimado em mais de R$ 3,8 milhões.