Política

Bolsonaro testa positivo para o novo coronavírus

Desde a noite da última segunda-feira (06), quando apresentou os primeiros sintomas, o chefe do executivo cancelou a agenda da semana

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de 65 anos, está contaminado com o novo coronavírus. A confirmação aconteceu no inicio da tarde desta terça-feira (07), durante uma entrevista exibida pela TV Brasil e Record/TV, e exibida pelo perfil oficial do Palácio do Planalto e da Presidência da República no Twitter.

O presidente realizou o exame na segunda (6) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após sentir os sintomas da doença. Nesta terça, Bolsonaro apresentou febre baixa contínua.

Desde a noite da última segunda, , quando apresentou os primeiros sintomas, o chefe do executivo cancelou a agenda da semana. Depois de realizar exames, o Presidente afirmou que o pulmão estava limpo. 

Agora Bolsonaro deverá deverá permanecer em isolamento social, por pelo menos 14 dias. Apesar de isolado, ele poderá continuar a despachar, se reunir por videoconferência, entre outras tarefas diárias, a depender dos sintomas.

Em uma de suas declarações mais polêmicas, desde o início da pandemia, o presidente chamou a Covid-19 de "gripezinha". Em pronunciamento à nação no fim de março, o presidente disse que tinha "histórico de atleta" e, por isso, não precisaria se preocupar caso tivesse contraído o novo coronavírus. 

CLOROQUINA

O presidente afirmou, durante a entrevista, que está sendo medicado com cloroquina desde a noite de segunda-feira. A segunda dose foi tomada nesta manhã, por volta das 5 horas. 

Bolsonaro ainda afirmou que achava que já tinha contraído a doença em outro momento, devido ao excessivo contato com políticos e população. " Sempre soube que estava na linha de frente, mas não fujo da responsabilidade do meu cargo". 

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, também realizou o exame e aguarda o resultado. 

PRIMEIROS TESTES

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro é submetido a testes para a covid-19. Após uma viagem aos Estados Unidos, vários integrantes do governo apresentaram os sintomas e foram diagnosticados com a doença - como Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secom e agora secretário executivo do Ministério das Comunicações.

Na ocasião, Bolsonaro chegou a ficar isolado e fez três testes para covid-19 - todos deram resultados negativos.


Pontos moeda