A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei 163/2021 que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), base para a elaboração do orçamento público de 2022 para o Espírito Santo.
A LDO prevê uma receita total corrente de R$17,614 bilhões e uma despesa total corrente de R$ 17,606 bilhões.
Segundo pontuou o projeto, “as receitas para os exercícios de 2022 a 2024 foram estimados considerando as circunstâncias de ordem conjuntural (cenário de crise econômica) e específicas que afetam o desempenho de cada fonte de receita ao longo do ano de 2021. (…) No âmbito da despesa a projeção considera, inicialmente, a série histórica até o mês de abril de 2021”..
Na LDO o governo estadual estabelece quais serão as metas e prioridades do Estado para o ano seguinte. Os deputados estaduais podem sugerir emendas ao texto enviado à Ales. De um total de 161 enviadas, o projeto foi aprovado com 105 emendas.
Dentre as prioridades apresentadas pela gestão estão a reforma e construção de unidades escolares, concessão de bolsas de estudo, aquisição de viaturas para as forças de segurança, pavimentação de estradas rurais, construção de barragens e oferta de 5 mil carteiras de motorista dentro do programa CNH Social.