Política

Contarato quer convocação de ministro após reunião de Bolsonaro com embaixadores

O senador reitera que atacar as urnas eletrônicas significa atacar todos os princípios e instrumentos que sustentam a democracia brasileira

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Agência Senado

O senador capixaba Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou um requerimento de convocação na Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta terça-feira (19). O documento tem como alvo o ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Ainda segundo o requerimento, França deve comparecer ao colegiado a fim de prestar informações sobre a reunião ocorrida no Palácio do Planalto, na última segunda-feira (18), entre o Presidente da República e diversos embaixadores, ocasião em que o sistema eleitoral brasileiro teria sido posto novamente colocado em xeque por Jair Bolsonaro (PL).

Contarato alega que, sem provas, o chefe do Executivo nacional tem feito reiterados ataques às urnas eletrônicas, e que, mesmo desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro insiste em tentar desacreditar o sistema de votação brasileiro. 

LEIA TAMBÉM: Deputado capixaba que teve perfil suspenso por ministro do STF cria nova conta na mesma rede social

"Diplomatas ficaram abalados durante a reunião convocada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. A acusação de fraude do sistema eleitoral é uma prática populista daquele que está prestes a perder as eleições, assim como ocorreu nos Estados Unidos da América sob a gestão de Donald Trump, que insuflou seus apoiadores a recusar o resultado das eleições de 2020 e a invadir o Congresso norte-americano", frisa Contarato.

O senador reitera que atacar as urnas eletrônicas significa atacar todos os princípios e instrumentos que sustentam a democracia brasileira. "Cumpre ressaltar, também, que o Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da independência nacional, que é a liberdade e direito de exercer todas as suas atividades locais sem intervenção externa", conclui.  

LEIA TAMBÉM: Ex-secretário acusado de participação em fraude fiscal milionária no ES deixa a prisão

Pontos moeda