O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) começou a convocar os cerca de 39 mil capixabas que vão atuar como mesários nas eleições de 3 de outubro deste ano, segundo a Corte.
Parte dos voluntários já constava da base de dados do TRE-ES desde os pleitos passados e outro grupo fez cadastro no site do Tribunal para ter a primeira experiência como receptor de voto este ano. A convocação segue até o próximo dia 3 de agosto.
Além dos mesários, o TRE-ES também conta com voluntários que são convocados para atuar em funções como administrador de prédios, auxiliar de divulgação, auxiliar de serviços eleitorais, de transporte, entre outros.
Segundo a servidora da 52ª zona eleitoral de Vitória, que integra o Grupo de Trabalho (GT) de mesários do TRE-ES, Rosiane Marrochi, todos os voluntários convocados passam por treinamento para as respectivas funções que vão desempenhar na eleição. “Todo mundo passa por um treinamento sobre como proceder durante o trabalho que será realizado”, contou.
Rosiane também explicou como é feita a seleção de quem vai trabalhar como mesário e em outras funções durante o processo eleitoral. “A escolha é feita individualmente pelos respectivos cartórios eleitorais, de acordo com cada pessoa que se voluntariou. Hoje contamos com um grande números de voluntários cadastrados”, disse.
A servidora lembrou que quem se cadastra para ser mesário, por exemplo, precisa comparecer ao posto de trabalho, em caso de convocação por parte da Justiça eleitoral. A dispensa só é permita mediante apresentação de justificativa documentada. “A legislação fala que, se for chamado, é obrigado a ir trabalhar”, reforçou.
Benefícios
Entre os benefícios concedidos a quem vai atuar como mesário no Estado, está o auxílio alimentação de R$ 45,00; além de dois dias de folga no trabalho para cada dia de convocação pela Justiça eleitoral.
Em caso de precisar trabalhar no segundo turno, marcado para 31 de outubro, os voluntários vão totalizar três convocações atendidas, o que dará a eles o direito a seis dias de licença de seus respectivos empregos.
Quem trabalha como mesário ainda tem isenção em taxas de concursos públicos. O trabalho também é usado em critérios de desempate em certames.
Convocação
Se antes os voluntários eram convocados por meio de comunicados emitidos pelos Correios, desde o pleito de 2020, o TRE-ES começou a fazer o chamamento por e-mail e por mensagens de texto no celular dos futuros mesários. Rosiane lembrou que a Corte, durante o envio das mensagens, não manda nenhum tipo de link, no sentido de evitar fraudes e golpes.
“As pessoas terão de acessar o site do TRE-ES e colocar um código que será recebido por e-mail ou mensagem no celular. A partir daí, todas as informações poderão ser acessadas pelos voluntários”, concluiu a servidora.
LEIA TAMBÉM:
>> “O candidato do PSB no ES é Lula”, diz Casagrande durante anúncio de pré-candidatura
>> Após caso de LGBTfobia, novo secretário de Cultura é nomeado em Vitória