Política

Tribunal de Justiça do ES tem mais de 370 mil processos parados

CNJ aponta que o tempo médio entre o início do processo e o primeiro julgamento na Justiça do Estado pode ser de até 761 dias

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ TJES

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) conta com 372.436  processos parados há mais de cinquenta dias. Os índices fazem parte do painel "Estatísticas do Poder Judiciário" e foram consultados pela reportagem do jornal Folha Vitória na tarde desta segunda-feira (25)

As informações levam em consideração o último estudo realizado e divulgado pelo Conselho. Os dados têm como parâmetro o período que vai de janeiro a 30 de abril deste ano.

Ainda segundo o CNJ, no mesmo período a Corte, nos juízos de primeiro e segundo graus, o que inclui as comarcas e o próprio TJES, proferiu 130.154 decisões, aparecendo na 19ª posição em comparação com outros tribunais do País. Quem lidera a lista é o Tribunal de Justiça de São ´Paulo (TJSP), com 5.493.550

LEIA TAMBÉM: Em convenção, Patriota confirma apoio a Erick Musso

No Poder Judiciário capixaba, o juízo de primeiro grau lidera no quesito decisão, com 98 mil registros; em seguida vêm os juizados especiais, com 24.694.  Enquanto isso, no segundo grau, o número de decisões proferidas e assinadas pelos desembargadores do TJES foi bem discreto, totalizando 4.867; nas turmas recursais, foram 1.636

LEIA TAMBÉMLula tem 44% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro, segundo Ipespe

O painel que mostra a produção do judiciário no Espírito Santo este ano, também traz um raio-x sobre as audiências realizadas no âmbito da Justiça estadual, tendo como base o último período analisado pelo CNJ: foram 45.650 audiências comuns e 14.143 conciliatórias. No que se refere aos pedidos de liminar, o TJES acolheu 11.531, e negou outras 6.762.

Tempo

No mesmo levantamento, o CNJ aponta que o tempo médio entre o início do processo e o primeiro julgamento na Justiça do Estado pode ser de até 761 dias, ou seja, pouco mais de dois anos. Já o prazo entre o andamento inicial do processo e sua primeira baixa pode chegar a 1.018 dias. Um processo pode ficar até 1.367 dias pendente de julgamento no TJES, de acordo com os dados do Conselho.

Formatos

Hoje a Justiça do Espírito Santo trabalha com dois formatos de andamento processual: físico e eletrônico. Até abril deste ano, último período analisado pelo CNJ, a Corte contava com 20.455 processos físicos (20,63% das ações) e 78.715 em formato digital (79.37% das ações).

Congestionamento

A taxa de congestionamento na Justiça capixaba é de 81%. Esse dado se refere ao quantitativo de processos parados nos juízos de primeiro grau. No segundo grau de jurisdição, os índices alcançam os 52,63%. No geral, a taxa de congestionamento processual no Estado é de 74,63%.

O que diz o TJES

A reportagem submeteu os dados ao TJES. Por meio de nota, a Corte informou que está vivendo um momento de digitalização de processos, o que pode causar, segundo o Tribunal, "um prejuízo temporário na marcha processual". E acrescenta. "Some-se a isso a carência de servidores e juízes, o que será minimizado com a realização de concurso público".