Política

Eduardo Bolsonaro não aparece no ES para receber título de cidadão capixaba

A sessão solene de entrega da honraria aconteceu na última quarta-feira (12), sem a presença do filho do ex-presidente Bolsonaro

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Quebrando as expectativas de seus apoiadores e admiradores no Espírito Santo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), eleito por São Paulo, não veio ao Estado para receber o título de cidadão espírito-santense concedido a ele pela Assembleia Legislativa (Ales).

A sessão solene de entrega da honraria aos homenageados aconteceu na última quarta-feira (12).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O que chama a atenção é que ainda na sessão da última terça-feira (11) o deputado Capitão Assumção (PL), autor do decreto que concedeu o título a Eduardo Bolsonaro, pediu para deixar o Plenário da Casa antes do fim da sessão alegando que estaria indo ao aeroporto buscar o homenageado.

No entanto, poucos minutos depois de ter anunciado a suposta chegada de Eduardo Bolsonaro, Capitão Assumção procurou a Mesa Diretora para informar que o filho 03 do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) só desembarcaria em solo capixaba na quarta-feira, dia da entrega do título, o que também não ocorreu.

A assessoria de Eduardo Bolsonaro foi procurada pela reportagem do Folha Vitória tanto na terça quanto na quarta-feira e, em ambas as oportunidades, afirmou que não havia qualquer possibilidade de vinda do deputado ao Estado, tendo em vista a sua participação na CMPI que apura os atos golpistas nas sedes dos Três Poderes.

A equipe do deputado Capitão Assumção também foi procurada, mas não retornou aos contatos feitos pela reportagem.

"Relevantes serviços ao Espírito Santo"

O título concedido a Eduardo Bolsonaro tem como base lei 7.832/2004, e é entregue "à personalidade que tenha prestado relevantes serviços e incontestável benefício ao Estado".

Na justificativa do projeto aprovado na Ales, no entanto, Capitão Assumção não cita quais contribuições Eduardo Bolsonaro deu para o Estado para ser merecedor do título de cidadão espírito-santense. Há apenas informações gerais sobre a vida e o currículo profissional do deputado carioca.

A Assembleia informou que o título de cidadão espírito-santense poderá ser entregue a Eduardo Bolsonaro a qualquer tempo, seja com o parlamentar vindo retirá-lo pessoalmente na Casa, em Vitória, ou com o certificado sendo enviado a ele.

As assessorias de Eduardo Bolsonaro e do Capitão Assumção voltaram a ser procuradas nesta quinta-feira (13) para dar mais detalhes sobre a não vinda do homenageado na sessão de entrega do título. Em caso de retorno, a matéria será atualizada.

LEIA TAMBÉM: Janja repreende mestre de cerimônia em evento com Lula: 'Segura um pouco, amiga'