A Câmara Municipal de Vitória aprovou por 10 votos a 4 a criação da Comenda Lula Rocha, em votação nessa terça-feira (03). A proposta da vereador Camila Valadão (Psol) havia sido rejeitada no último dia 19 de julho durante uma sessão tumultuada na Casa.
Após a rejeição, a vereadora enviou um questionamento de ordem à Procuradoria-Geral da Câmara que deu parecer favorável à autora do projeto. Com isso, a proposta retornou à pauta na sessão dessa terça e foi aprovado.
Votaram a favor da proposta os vereadores Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PTB), André Brandino (PSC), Armandinho Fontoura (Podemos), Dalto Neves (PDT), Denninho Silva (Cidadania), Duda Brasil (PSL), Karla Coser (PT), Luiz Paulo Amorim (PV) e Camila Valadão.
Já os vereadores Gilvan da Federal (Patriota), Leandro Piquet (Republicanos), Maurício Leite (Cidadania) e Davi Esmael (PSD) foram contra a aprovação. O vereador Luiz Paulo Amorim (Cidadania) não votou pois estava de atestado médico.
Estiveram presentes ainda no Plenário da Câmara para acompanhar a votação a família do ativista e militante dos direitos humanos Lula Rocha: a irmã Ana Paula Rocha e a mãe Maria da Penha Silva.
“Criar a Comenda é uma homenagem que faz justiça ao legado e à trajetória do Lula Rocha, que dedicou sua vida em defesa dos direitos humanos”, disse Camila Valadão.