Eleições 2022

Política

Aridelmo promete acabar com mordomias no serviço público; confira entrevista na Pan News

O candidato do Novo ainda afirmou que pretende acabar com o que ele chama de círculo vicioso de pobreza estrutural no Espírito Santo

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Dyhego Salazar

O candidato ao governo do Espírito Santo pelo partido Novo, Aridelmo Teixeira foi o primeiro entrevistado da sabatina que a Pan News Vitória (90.5 FM) realiza com candidatos a chefe do Executivo estadual. As entrevistas acontecem até a próxima sexta-feira, 2 de setembro.

Na entrevista com as jornalistas Patrícia Scalzer e Fabi Tostes, da coluna de "De Olho no Poder", Aridelmo falou sobre suas propostas para os capixabas, entre elas a de reduzir os gastos da máquina pública e acabar com o que ele chama de "mordomias no serviço público". O Folha Vitória destacou alguns dos principais pontos da entrevista do candidato.

Ouça a entrevista completa clicando abaixo:

Entrevista com o candidato ao governo do ES, Aridelmo Teixeira


Inexperiência e perfil político

A primeira pergunta aplicada ao candidato foi sobre o fato de ele estar concorrendo ao cargo de governador do Estado sem apoio de demais partidos, numa chapa que pode ser chamada de puro-sangue, além de não possuir grande experiência na política.

A esse questionamento, Aridelmo respondeu citando como exemplo o governador de Minas Gerais,  Romeu Zema (Novo), que é seu correligionário. 

"Vou dar o exemplo de Minas Gerais, que estava sendo governado por um grupo político. O estado estava quebrado. Veio o Zema, que era empresário e sem experiência política, e mudou o cenário. Então, o "Aridelmo" vai fazer a mesma coisa pelo Espírito Santo", disse.


Na sequência, o candidato foi questionado sobre sua proposta de congelar os gastos com custeios até que sejam sanadas todas as mazelas sociais no Espírito Santo. Foi nesse ponto que Aridelmo citou o corte de "mordomias" relacionadas ao funcionalismo público estadual e afirmou que usará, caso eleito, o mesmo modelo implantado na Prefeitura de Vit´ória, onde exerceu o cargo de secretário da Fazenda do município, antes de se desligar da função para disputar o Palácio Anchieta.

"Pretendo implantar a mesma a política que utilizamos na prefeitura de Vitória: acabar com as mordomias, tirar tudo que são horas extras desnecessárias e também acabar com viagens (diárias). Com um ano de boa gestão,Vitória virou a página dela", ressaltou o candidato.

 

Saúde e gestão da pandemia

No que se refere à saúde, Aridelmo foi indagado sobre qual modelo de gestão teria implantado no enfrentamento à pandemia no Estado, caso fosse o governador no período da crise provocada pelo coronavírus. 

O ex-secretário da Fazenda criticou a atuação do atual governo no gerenciamento da pandemia e disse que adotaria um caminho diferente do tomado por Renato Casagrande (PSB), que inclusive é candidato à reeleição. Em seu exemplo de atitude errada por parte de Casagrande, ele citou a redução no número de  transportes coletivos no auge da crise sanitária.

"Se você entrar no meu perfil do Linkedin, vai ver que fiz um artigo dizendo que, do jeito que a pandemia estava sendo conduzida no Estado, muita gente ia morrer. Reduzir o número de ônibus, científicamente, ia resolver? Não. Entupir os ônibus de gente? Isso é uma ingerência. Se eu estivesse lá, ampliaria o número de ônibus", frisou Aridelmo, que ainda disse que não havia sincronia entre o que era falado e as ações práticas do governo. O candidato também afirmou que defendeu a abertura do comércio durante a pandemia.

Educação e combate à pobreza

Sobre suas propostas para a educação, Aridelmo disse que apostará no ensino integral aliado a uma  política que vise ao combate à fome e à pobreza ainda na primeira e segunda infâncias. 

Na opinião do candidato, as crianças de 0 a 5 anos que hoje estão abaixo da linha da pobreza no Espírito Santo, não se desenvolvem intelectualmente por conta "círculo vicioso que gera pobreza estrutural no Estado".

"Há um círculo vicioso no Espírito Santo que gera essa pobreza estrutural. Crianças de 0 a 5 anos passando fome. Elas acabam desenvolvendo pouco sua capacidade cognitiva. Quando chegam na escola, continuam, passando fome e seguem aprendendo menos que as outras crianças. Quando chegam na idade adulta, acabam não tendo oportunidades. E para esse projeto que reestrutura a educação, vamos investir cerca de 1,5 bi por ano", garantiu.


Confira a programação:

Renato Casagrande (PSB) - 30 de agosto
Carlos Manato (PL) - 31 de agosto
Guerino Zanon (PSD) - 01 de setembro
Audifax Barcelos (Rede) - 02 de setembro

Veja como será a cobertura das eleições 2022 na Rede Vitória

No Folha Vitória, o clima de eleições já está no ar. Uma intensa cobertura com matérias de serviços para orientar o leitor, mantendo-o bem informado antes e durante a votação, já está acontecendo.

Uma página especial vai reúne todo o conteúdo publicado sobre a corrida eleitoral no Espírito Santo e no Brasil. Dentre os assuntos, estão serviços sobre como votar; orientações para quem vai votar em trânsito; e o que muda ou não durante o dia da votação, já que a pandemia de covid-19 ainda não acabou.

Além disso, o leitor também pode ter acesso a reportagens especiais e informações sobre cada candidato ao governo e senado. Com uma colunista experiente de Política, Fabi Tostes, à frente do "De Olho no Poder", é possível conferir bastidores e análises inéditas sobre o cenário eleitoral.

Entrevistas a candidatos ao Senado na Pan News Vitória (programa De Olho no Poder)

Com relação aos candidatos ao Senado Federal, a cobertura na rádio Pan News, que terá como entrevistadora a colunista Fabi Tostes, terá início no dia 12 de setembro, das 16h às 17h.

Além da jornalista, os representantes dos diferentes segmentos da sociedade poderão enviar uma pergunta para os candidatos. Confira o cronograma:

Erick Musso (Republicanos) - 12 de setembro
Nelson Junior (Avante) - 13 de setembro
Gilberto Campos (PSOL) - 14 de setembro
Rose de Freitas (MDB) - 15 de setembro
Magno Malta (PL) - 16 de setembro

Entrevistas aos candidatos ao Governo no JTVV e Folha Vitória

Dentro da programação está prevista entrevista a cinco candidatos ao Governo. Eles estarão presentes, ao vivo, no último bloco do Jornal da TV Vitória, entre os dias 19 e 23 de setembro. Além dos 15 minutos de entrevista televisiva, a transmissão vai continuar, também ao vivo, no jornal online Folha Vitória. Confira o cronograma:

Carlos Manato (PL) - 19 de setembro
Renato Casagrande (PSB) - 20 de setembro
Aridelmo Teixeira (Novo) - 21 de setembro
Guerino Zanon (PSD) - 22 de setembro
Audifax Barcelos (Rede) - 23 de setembro

Envie a sua pergunta!

Para participar, os interessados poderão enviar questionamentos pelo Instagram do Folha Vitória e pelos perfis dos programas da TV Vitória. Outra forma de enviar as perguntas será por meio do WhatsApp (27) 99945-5213. Cada candidato responderá uma pergunta do público.

Foto: Folha Vitória


Pontos moeda