Eleições 2022

Política

Manato diz que vai reduzir secretarias do governo; confira entrevista na Pan News

Na entrevista com as jornalistas Patrícia Scalzer e Fabi Tostes, da coluna de "De Olho no Poder", o candidato também falou que vai estudar a criação de um plano de saúde para os profissionais da Saúde

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Pan News

Dando seguimento às sabatinas realizadas com os candidatos ao governo do Espírito Santo, a Rádio Pan News Vitória (90.5 FM) entrevistou, nesta quarta-feira (31), o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputa o Palácio Anchieta pela segunda vez. As entrevistas acontecem até a próxima sexta-feira, 2 de setembro.

Manato foi entrevistado pelas jornalistas Patrícia Scalzer e Fabi Tostes, da coluna de "De Olho no Poder". Na conversa com as entrevistadoras, o candidato falou sobre suas propostas para a saúde e a educação, entre elas a de estudar a criação de um plano de saúde para o profissionais da educação, bem como a redução no número de secretarias estaduais.

Ouça a entrevista completa clicando abaixo:

Entrevista Carlos Manato na Pan News Vit´ória

A primeira pergunta direcionada ao candidato, inclusive, diz respeito ao estudo dele em torno da oferta de uma cobertura específica de saúde para os professores e demais categorias da educação no Estado. 

Manato foi questionado sobre a proposta, que consta em seu plano de governo, e se considera o Sistema Único de Saúde (SUS) incapaz de atender à demanda. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

"Vamos fazer a saúde descentralizada. Vamos melhorar a saúde no Estado todo. Vamos começar a atender a assistência primária. Os municípios precisam fazer 85% da saúde primária. Vamos obrigar os municípios a fazer isso. Se nós conseguirmos melhorar as saúdes primária, secundária e terciária, não vamos precisar fazer isso aí (plano de saúde para profissionais da educação), mas, se a gente não conseguir, vamos estudar isso aí", afirmou o candidato.

Em seguida, Manato foi indagado sobre sua proposta de governo de cortar até 20% das secretarias estaduais, caso seja eleito no pleito de outubro. Em sua resposta, o candidato falou em fusão das pastas. 

"Olha, nós queremos que sejam fundidas (as secretarias), vamos nos ater as que podem ser fundidas uma com a outra, pegar o quadro funcional que tem, reduzir o quantitativo de pessoas comissionadas e analisar, nesse quadro, quais áreas que a gente pode ter. Tenho certeza que não poderemos cortar nas áreas básicas. Mas nós queremos, sim, diminuir, com o organograma na mão e ver onde a gente pode fundir uma com a outra", destacou Manato.

Saindo do campo das propostas de governo, Manato também foi provocado a falar, durante a entrevista, sobre temas como corrupção, por exemplo. 

O candidato repercutiu as notícias que dão conta de que a família do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que é correligionário do ex-deputado e para o qual Manato faz campanha no Espírito Santo, já comprou, desde os anos 1990 até o atual momento, mais de 50 imóveis que teriam sido pagos em espécie.

"O que posso dizer é o seguinte  Carlos Humberto Manato e Soraya Manato  (esposa do candidato e candidata a deputada federal) estão com as declarações todas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), com a variação do patrimônio condizente. Cresci muito meu patrimônio em quatro anos, que são os quatro anos em que fiquei fora da pol´ítica. Eu respondo pelo meu CPF. Diferentemente de outros candidatos que têm patrimônio, mas que não está declarado no imposto de renda", frisou.

Confira a programação:

Guerino Zanon (PSD) - 01 de setembro
Audifax Barcelos (Rede) - 02 de setembro

Veja como será a cobertura das eleições 2022 na Rede Vitória

Uma intensa cobertura com matérias de serviços para orientar o leitor, mantendo-o bem informado antes e durante a votação, já está sendo feita pela equipe de jornalismo do Folha Vitória.

Uma página especial reúne todo o conteúdo publicado sobre a corrida eleitoral no Espírito Santo e no Brasil. Dentre os assuntos, estão serviços sobre como votar; orientações para quem vai votar em trânsito; e o que muda ou não durante o dia da votação, já que a pandemia de covid-19 ainda não acabou. 

LEIA TAMBÉM: Casagrande fará corte no Orçamento 2023 com redução de investimentos; ouça na Pan News

Entrevistas a candidatos ao Senado na Pan News Vitória (programa De Olho no Poder)

Com relação aos candidatos ao Senado Federal, a cobertura na Rádio Pan News, que terá como entrevistadora a colunista Fabi Tostes, terá início no dia 12 de setembro, das 16h às 17h.

Além da jornalista, os representantes dos diferentes segmentos da sociedade poderão enviar uma pergunta para os candidatos. Confira o cronograma:

Erick Musso (Republicanos) - 12 de setembro
Nelson Junior (Avante) - 13 de setembro
Gilberto Campos (PSOL) - 14 de setembro
Rose de Freitas (MDB) - 15 de setembro
Magno Malta (PL) - 16 de setembro

Entrevistas aos candidatos ao Governo no JTVV e Folha Vitória

Dentro da programação estão previstas entrevistas com cinco candidatos ao Governo. Eles estarão presentes, ao vivo, no último bloco do Jornal da TV Vitória, entre os dias 19 e 23 de setembro. Além dos 15 minutos de entrevista na televisão, a transmissão vai continuar, também ao vivo, no Folha Vitória. Confira o cronograma:

Carlos Manato (PL) - 19 de setembro
Renato Casagrande (PSB) - 20 de setembro
Aridelmo Teixeira (Novo) - 21 de setembro
Guerino Zanon (PSD) - 22 de setembro
Audifax Barcelos (Rede) - 23 de setembro

Envie a sua pergunta!

Para participar, os interessados poderão enviar questionamentos pelo Instagram do Folha Vitória e pelos perfis dos programas da TV Vitória. Outra forma de enviar as perguntas será por meio do WhatsApp (27) 99945-5213. Cada candidato responderá uma pergunta do público.

Pontos moeda