Justiça Eleitoral do ES se prepara para combate às fake news nas eleições
A reunião contou com a presença de 18 presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do país, bem como de juízes do Estado
A Justiça Eleitoral no Espírito Santo já debate ações visando ao enfrentamento às fake news e a um possível ambiente polarizado nas eleições municipais do ano que vem.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Nesta quinta-feira (17), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, em entrevista concedida durante o 82° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), afirmou que, assim como os demais tribunais, a Corte se prepara para o combate à desinformação no pleito de 2024.
"Os Tribunais Regionais Eleitorais estão debatendo boas práticas para as próximas eleições, incluindo o combate às fake news. A Justiça Eleitoral no Espírito Santo está se preparando para lidar com esse desafio", disse o magistrado.
A abertura do Coptrel, que vai até o próximo sábado (19), contou com a presença de 18 presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do país, bem como de juízes do Estado.
Ainda estiveram no Coptrel o prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a procuradora-geral de Justiça do Estado, Luciana Andrade, e o presente da Assembleia Legislativa (Ales), o deputado Marcelo Santos (Podemos).
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.
O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.