Em sessão solene com a presença de políticos e autoridades do Estado, entre elas o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) empossou no cargo de desembargadora da Corte estadual, nesta quinta-feira (03), a juíza Débora Maria Ambos.
A magistrada, que atuava na Vara Especializada em Acidente de Trabalho de Vitória, foi escolhida para cargo com base no critério de antiguidade, durante sessão realizada em 22 de junho deste ano.
LEIA TAMBÉM: TC manda suspender aumento dos servidores da Câmara de Venda Nova do Imigrante
Débora foi empossada na vaga deixada pelo desembargador Manoel Alves Rabelo, decano da Corte, que se aposentou do posto em maio, aos 75 anos.
A agora desembargadora será a quinta mulher no colegiado, formado majoritariamente por magistrados do sexo masculino.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Embora tenha tomado posse no cargo nesta quinta-feira, Débora já havia atuado, em algumas oportunidades, como desembargadora substituta no TJES.
Durante a sessão que empossou a juíza como nova desembargadora do TJES, os demais magistrados da Corte ressaltaram as qualidades e seriedade de Débora na condução dos processos em que atuou.
Em seu discurso, a desembargadora relembrou sua trajetória pessoal e profissional, além destacar a importância de mecanismos que visem garantir às mulheres papel de protagonismo nos espaços que ocupam na sociedade.
“A legislação é farta e inclusiva, mas ainda é preciso efetivá-la, realizar materialmente a igualdade prevista no ordenamento jurídico, garantido às mulheres um ambiente em que possam desenvolver suas atividades e personalidades de forma livre, tranquila e respeitosa. A partir dessa evolução e equilíbrio entre as grandes funções da mulher, busco servir de inspiração para que todas logrem êxito nas suas vidas profissionais”, disse a desembargadora.