Lewandowski participa do Cosud em Pedra Azul nesta quinta
Os temas centrais que serão discutidos até sábado (10) no Espírito Santo são mudanças climáticas, reforma tributária e segurança pública
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski estará presente na 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em Pedra Azul, Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo.
Lewandowski participará da solenidade de abertura do evento nesta quinta-feira (8), que ocorre no hotel Natureza Eco Lodge. O consórcio reunirá todos os sete governadores das regiões Sudeste e Sul no Espirito Santo.
O evento acontece em três dias e se estende até o próximo sábado (10). Os temas centrais são a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate das edições anteriores sobre a segurança pública.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Na sexta-feira (9), terão início os 14 grupos de trabalho (GTs), com a participação de secretários estaduais das duas regiões.
Os GTs irão acontecer em quatro pontos diferentes de Pedra Azul, aproveitando a beleza natural da região de montanhas capixabas para divulgar o turismo. A organização do Cosud capixaba espera aproximadamente 700 participantes.
Enquanto os secretários debatem temas específicos de cada Grupo de Trabalho, os governadores se reúnem para rebater os temas centrais desta edição.
"O Cosud chega à sua 11ª edição aqui no Espírito Santo de forma bem madura. Trataremos de assuntos importantes para a população dos nossos Estados. Neste ano, o Espírito Santo, e mais fortemente o Rio Grande do Sul, sofreram com alagamentos, mortes e destruição. O debate sobre as mudanças climáticas será um dos três principais temas discutidos. O que estamos fazendo e o que faremos para adaptar nossos estados às mudanças climáticas? O Espírito Santo tem desenvolvido uma série de ações que apresentaremos aos outros governadores”, comentou o governador Renato Casagrande.
De acordo com Casagrande, os debates sobre reforma tributária acontecem desde as primeiras edições do Cosud.
Essas discussões devem permanecer no encontro em Pedra Azul, assim como o debate sobre segurança pública.
“Vamos construir a Carta de Pedra Azul com encaminhamentos importantes nessas áreas. Nos Grupos de Trabalho, os secretários seguem debatendo temas sensíveis de cada Estado e criando soluções em conjunto", disse.
No último dia da programação, cada Grupo de Trabalho vai apresentar o resumo dos temas debatidos e os encaminhamentos dados pelos gestores.
Na sequência será apresentada a Carta de Pedra Azul com as diretrizes definidas pelos sete governadores em relação aos temas centrais do Cosud, além de outras temáticas que poderão surgir durante os debates.
Grupos de Trabalho
1 - Agricultura e Pecuária
2 - Defesa Civil e Meio Ambiente
3 - Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomentos
4 - Direitos Humanos, Juventude e Política para as Mulheres
5 - Educação
6 - Esportes
7 - Governança, Procuradoria e Planejamento
8 - Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
9 - Inovação e Governo Digital
10 - Saúde
11 - Segurança
12 - Turismo
13 - Fazenda, Previdência e Controladoria
14 - Cultura
Leia Também: Karla Coser é multada por atribuir obra do governo do ES a Pazolini