A TV Vitória e o Folha Vitória finalizaram, nesta sexta-feira (23) a série de sabatinas com os candidatos ao governo do Estado no pleito deste ano. E, o sabatinado da noite foi o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede).
Na entrevista, que teve duração de cinquenta minutos, Audifax apresentou suas propostas e também respondeu a perguntas de cunho político-partidário. Fazendo o mesmo caminho dos demais sabatinados, o redista se apresentou como a melhor opção para os capixabas.
Em meio às proposta de governo de Audifax para as demandas levantadas durante a entrevista desta sexta-feira, se destaca uma em que ele sugere a criação de um aplicativo de transporte de passageiros e entrega genuinamente capixaba que, segundo ele, contaria com apoio e incentivos do governo estadual para sua implantação e funcionamento.
Questionado se a efetivação da medida exigiria a criação de uma nova secretaria por parte do governo para gerir o projeto, Audifax afirmou não haver a necessidade de uma nova pasta apenas para gerenciar o funcionamento do aplicativo.
“Não precisa ser secretaria. Essa foi uma experiência que deu certo no Rio de Janeiro. É uma forma de valorizar esses trabalhadores (motoristas de transporte de passageiros por aplicativo). Nós podemos criar e vamos praticar isso. Vamos incentivar, para que seja criado aqui no Espírito Santo. A ideia é que os recursos oriundos desse tipo de trabalho fiquem aqui no Estado. Nada impede que isso seja feito pelo setor público”, defendeu.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias
LEIA TAMBÉM: Conheça o perfil dos 7 candidatos ao governo do Espírito Santo em 2022
Voto para presidente
Ainda na abertura da entrevista, Audifax foi indagado sobre os motivos pelos quais não tem revelado quem apoiará para presidente da República. Vale lembrar que o candidato faz parte da Rede Sustentabilidade, partido que está federado com o Psol.
A federação, em âmbito nacional, declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa o cargo de chefe da nação.
“Tenho um lado, sim. E o meu lado é a população do Espírito Santo. É o contrário, a minha preocupação do Estado”, afirmou Audifax, que disse que o foco é a eleição para governador. O candidato ainda disse que avalia o governo de Bolsonaro como marcado por momentos bons e momentos ruins.
Críticas ao atual governador do Estado
Ainda no campo das perguntas voltadas para a política, Audifax respondeu por que, após manter relações amistosas com o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), tendo, inclusive, o apoiado nas eleições de 2014, resolveu se tornar adversário do socialista, direcionando críticas a ele.
“Eu vejo que o governo atual fugiu com os princípios. Vimos vários casos de corrupção. Como vou apoiar um governo como esse que estou vendo, com corrupção e guardando dinheiro, o que é desumano? Vejo o atual governo fazendo ‘toma lá da cá’”, frisou.
Segurança em áreas rurais
No campo das propostas, a primeira pergunta direcionada a Audifax teve como foco a segurança no campo. O candidato foi questionado se tinha conhecimento do tema e se há, em seu plano de governo, alguma proposta visando ao enfrentamento desse problema. Como resposta, Audifax afirmou que:
“Tenho falado que o crime organizado está instalado no Espírito Santo. Isso é uma realidade. O atual governo acabou com o Nuroc (delegacia especializada contra o crime organizado). Como governador, vou restituir isso. Vamos colocar efetivo da Polícia Militar no Norte, no Sul e também na Grande Vitória. Há vários municípios que não têm policiamento”, disse.
Ampliação da rede hospitalar
O redista também foi provocado a explicar como funcionaria, na prática, sua proposta de ampliação da rede hospitalar estadual; se ela aconteceria por meio da construção de novos hospitais, por exemplo.
“Em alguns lugares podem ser necessárias novas construções. Há lugares que precisam ter um planejamento melhor no que diz respeito a hospitais, como, por exemplo, Cachoeiro do Itapemirim, que não tem um hospital público”, ressaltou o candidato, que também se disse aberto a uma possível estadualização do Hospital Materno Infantil da Serra.
>> VÍDEO | Assista à entrevista Audifax Barcelos, candidato ao governo do ES