Política

Príncipe que deu joias a Bolsonaro desmarca encontro com Lula

Segundo o governo brasileiro, Mohammad bin Salman cancelou reunião com o presidente brasileiro após "situação de urgência"

Foto: Reprodução Instagram

O príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, cancelou um encontro que teria neste sábado (9) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Nova Déli, na Índia, durante o encontro da cúpula do G20 — grupo das 19 maiores economias do mundo e União Europeia. 

De acordo com o governo brasileiro, a delegação do príncipe saudita alegou uma “situação de urgência” e desmarcou a reunião. Mohammad bin Salman foi quem mandou presentear o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias milionárias que não foram declaradas à Receita Federal. Eles se tornaram alvo de uma investigação.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Esta é a segunda vez no ano que Lula e o príncipe saudita têm um encontro frustrado. Em junho, durante visita a Paris, Lula cancelou a presença em um jantar oferecido por Mohammad bin Salman. À época, o presidente alegou desgaste físico por causa da sequência de compromissos na capital francesa.

Apesar disso, Lula afirmou em entrevista à imprensa que orientaria o Itamaraty a convidar o príncipe saudita para visitar o Brasil. “Eu sabia que havia uma proposta de reunião com o príncipe da Arábia Saudita, que queria discutir investimentos no Brasil. Quero conversar com todas as pessoas que querem fazer investimento no Brasil, porque quero saber qual a qualidade do investimento”, disse o presidente na ocasião.

“Não tive condições de participar da reunião e vou pedir que o Itamaraty o convoque para ir ao Brasil discutir negócios com empresários brasileiros. Se a Arábia Saudita tiver interesse em investir, o Brasil terá interesse em conversar com quem quer que seja que eles mandem conversar”, acrescentou Lula.

*Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Moraes homologa delação premiada de Mauro Cid e concede liberdade provisória

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória