Política

Bolsonaro lança site com lista de candidatos que apoia na eleição municipal

O ex-chefe do Executivo tem candidatos em todos os Estados e em, pelo menos, 109 cidades. Confira quais são

Estadão Conteúdo

Foto: Isac Nobrega/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou um site com a lista dos candidatos apoiados por ele nas eleições de 2024. O ex-chefe do Executivo tem candidatos em todos os Estados e em, pelo menos, 109 cidades.

São Paulo é o Estado com maior número de cidades com candidatos apoiados por Bolsonaro, com 31 cidades. Na segunda colocação, vem o Rio de Janeiro, com 12 municípios.

Leia também:

>> Pesquisa aponta quem transfere mais votos em Vitória: Lula, Bolsonaro ou Casagrande?

>> Futura: Scaramussa tem 43,3% e Marianelli, 18,7% em Linhares

>> Cadê os vereadores no horário eleitoral? Veja o que aconteceu

A capital paulista também é a que lidera a lista de candidatos apoiados em capitais, com 57 nomes, seguida pela cidade do Rio de Janeiro, com 54 candidatos a vereador. Na terceira colocação está Fortaleza, com 45 postulantes.

Em algumas cidades não há registro de Bolsonaro apoiando candidatos a prefeito, apesar de seu partido estar em coligação com o candidato. Um exemplo é Osasco, na Grande São Paulo, cidade com a segunda maior economia do Estado.

Apesar do PL, partido do ex-presidente, fazer parte da coligação do candidato Gerson Pessoa (Podemos), seu nome não aparece como apoiado. São 19 cidades só em São Paulo nessa condição.

Leia também:

>> Candidato é impedido de disputar prefeitura de Itapemirim; entenda

>> Futura: saúde e segurança são prioridades para eleitores de Vitória

>> Exército pagará R$ 684 mil para refeições de luxo no gabinete do comandante

Dentre as capitais, Macapá, Salvador, Natal, Teresina e Florianópolis não apresentam postulantes apoiados pelo ex-presidente à chefia do Executivo. O PL está vinculado às campanhas de Ana Paranhos (Podemos) na capital amapaense, de Bruno Reis (União) na baiana, de Paulinho Freire (União) na potiguar, de Dr. Pessoa (PRD) na teresinense e Topázio Neto (PSD) em Santa Catarina.