O governador Renato Casagrande disse, em entrevista coletiva ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, que houve redução no número de homicídios em Cariacica neste ano, mas que o município ainda é o mais violento do Espírito Santo. Segundo o governador, o número de homicídios no acumulado do ano é de 122, dez a menos que no mesmo período de 2018.
A fala aconteceu durante visita de Sergio Moro ao Espírito Santo. Além de avaliar o projeto-piloto de segurança pública “Em frente, Brasil”, de responsabilidade do Governo Federal, o ministro também aproveitou a visita para ver de perto o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado .
O programa de segurança pública do Governo do Estado foi elogiado pelo ministro, que apontou o “Estado Presente em Defesa da Vida” como um projeto bastante conhecido nacionalmente.
“Em frente, Brasil”
O programa “Em frente, Brasil” tem como foco inibir crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos e envolve vários ministérios, contando com atuação conjunta nas áreas da educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e de assistência social. Lançado no fim de agosto deste ano, o programa reduziu em até 50% o número de homicídios nas cidades teste.
Com base em diagnóstico e nos índices de criminalidade, cinco cidades do país, uma em cada região, foram escolhidas para o projeto-piloto. No Norte, em Ananindeua (PA); no Nordeste, em Paulista (PE); no Sudeste, em Cariacica (ES); no Sul, em São José dos Pinhais (PR); e no Centro-Oeste, em Goiânia (GO).
Visita ao ES
O Ministro da Justiça ressaltou que nos primeiros meses do governo Bolsonaro a criminalidade no País já reduziu 20%. No entanto, segundo Sergio Moro, é necessário trabalhar de forma conjunta para que os índices de violência caiam ainda mais.
“Na primeira fase do projeto-piloto, intensificamos o policiamento ostensivo, conseguimos bons resultados, principalmente no número de crimes contra o patrimônio, mas temos que avançar ainda mais, principalmente na redução do número de homicídios. Por isso que a parceria entre os governos federal, estadual e municipal é tão importante”, ressaltou Moro.
Atualmente, 100 militares da Força Nacional atuam em Cariacica. A previsão era de que a programa tivesse duração de seis meses, mas o ministro afirmou que não há prazo para a retirada do projeto do município capixaba.