Política

Ex-governador do Rio, Sérgio Cabral é condenado pela 12ª vez e pena chega a 267 anos

A denúncia diz que ele teria recebido dinheiro em troca de benefícios à empreiteira, nas obras que foram realizadas pelo poder público

Foto: Antônio Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Condenado pela 12ª vez, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, chega a 267 anos somando todas. Nesta quinta-feira (10), foram mais 33 anos de reclusão, agora por ter recebido cerca de R$ 3 milhões da construtora Odebrecht através de uma empresa de fachada. A condenação foi assinada pelo juiz da da 7ª Vara Federal Criminal, Marcelo Bretas, com sentença publicada na quarta-feira (09).

A denúncia diz que Cabral teria recebido dinheiro em troca de benefícios à empreiteira, nas obras que foram realizadas pelo poder público. O ex-governador carioca foi condenado pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.

“O condenado Sérgio Cabral foi o grande fiador das práticas corruptas imputadas. Em razão da autoridade conquistada pelo apoio de vários milhões de votos que lhe foram confiados, ofereceu vantagens em troca de dinheiro. Vendeu a empresários a confiança que lhe foi depositada pelos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, razão pela qual a sua culpabilidade, maior do que a de um corrupto qualquer, é extremamente elevada”, disse Marcelo Bretas.

Parte da pena foi reduzida por ele ter entregado à Justiça o patrimônio estimado de R$ 40 milhões. Porém, não reconheceu como atenuante a confissão do ex-governador: “Não há que se aplicar a atenuante genérica de confissão, na medida em que não foi autêntica, mas fantasiosa e inverídica a tese de que os valores recebidos se tratavam doações para fins eleitorais, não amparada em nenhum elemento de prova”, afirmou o juiz.

A defesa do ex-governador disse em nota que irá recorrer por entender que Sérgio Cabral já foi condenado por fatos idênticos e discordar da pena aplicada. Os advogados dizem que o cliente não foi reinterrogado e o juiz levou em consideração um depoimento antigo.

As somas das penas impostas a Cabral já chega a 267 anos. O ex-governador também já foi denunciado 30 vezes pela força-tarefa da Lava Jato no Rio.

O R7 tenta contato com a construtora Odebrecht.

*Com informações do portal R7

Pontos moeda