Política

Halpher Luiggi promete pelo menos duas escolas cívico-militares em Vitória

Em entrevista ao Jornal da TV Vitória e ao Folha Vitória, candidato a prefeito explicou que a ideia é dar mais opções de escola à população da capital

Foto: TV Vitória

O candidato a prefeito de Vitória, Halpher Luiggi (PL), afirmou que, caso seja eleito, a capital capixaba terá pelo menos duas escolas cívico-militares — modelo de instituição de ensino que mescla a escola tradicional e a militar. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro, nas eleições de 2018, e está sendo conduzido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa.

Em entrevista ao Jornal da TV Vitória e ao Jornal Online Folha Vitória, na noite desta quarta-feira (28), Halpher Luiggi explicou que a ideia é dar mais opções de escola à população da capital. Ele garante que os atuais modelos de unidade de ensino serão mantidos.

“Não é só uma vertente que a gente tem que avançar dentro da educação aqui na cidade. Você, pai, precisa ter a opção. Se você quer colocar seu filho em escola cívico-militar, você vai ter essa opção em Vitória. Se você quer colocar seu filho em uma escola em tempo integral, você vai ter uma opção em Vitória. E se você também quer colocar seu filho em escola regular, normal, de meio período, também terá essa opção em Vitória. É importante dar a opção ao pai”, destacou o candidato.

“As escolas cívico-militares, quando você observa em todo o Brasil, elas sempre têm uma condição de nota, nas avaliações, nos índices e indicadores, melhores do que as escolas normais. Então vamos apostar um pouquinho aqui em Vitória também. Acho que o resultado vai ser bom”, acrescentou.

Ao ser questionado sobre onde obteria dinheiro para implantar as escolas cívico-militares, Halpher Luiggi explicou que os recursos viriam do próprio governo federal. “A gente começa com duas porque a legislação e a forma do governo federal financiar isso aí prevê pelo menos duas escolas para cada município. Então nós vamos buscar recurso com o governo federal, pelo Ministério da Defesa. Não é nem recurso só da educação. É recurso do Ministério da Defesa que nós vamos trazer para Vitória para colocar as escolas cívico-militares”.

O candidato sugeriu ainda que uma dessas escolas poderia ser instalada no antigo colégio Americano Batista, no Centro de Vitória. “A construção de uma escola cívico-militar custa R$ 30 milhões. A gente não precisa disso. Basta a gente pegar duas escolas que estão ociosas aqui em Vitória. Vou citar uma delas: o antigo colégio Americano Batista, no Centro da capital está ocioso hoje. Vamos transformar ele em uma escola cívico-militar. Vai ficar muito mais barato, com um ensino de muito melhor qualidade e, de quebra, a gente ainda vai deixar o Parque Moscoso um pouco mais seguro”, ressaltou.

Confira a entrevista na íntegra: