A menos de uma semana do segundo turno das eleições para presidente da República e governador do Estado, marcada para este domingo (30), o Folha Vitória decidiu relembrar aos capixabas os perfis dos candidatos ao comando Executivo estadual no Espírito Santo. Vocês já escolheram entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL)?
No caso do primeiro turno, no último dia 02, com a totalidade das urnas apuradas, o candidato socialista atingiu 46,94% dos votos válidos e Manato, 38,48%. O resultado foi surpreendente, já que pesquisas eleitorais apontavam possível reeleição de Casagrande ainda na primeira etapa das eleições.
Para auxiliar na escolha do candidato que mais tem relação com o perfil que cada eleitor procura, a Rede Vitória promoveu na última quinta-feira (20) o primeiro debate entre os candidatos a governador do Espírito Santo no segundo turno das eleições deste ano.
O clima do debate foi acalorado e os candidatos se acusaram mutuamente de envolvimento em crimes. Apesar disso, temas como proteção à mulher, segurança alimentar, policiamento, saúde e meio ambiente foram tratados.
Veja o perfil dos candidatos ao Governo do ES
RENATO CASAGRANDE (PSB)
Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.
Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.
Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).
CARLOS MANATO (PL)
Nascido em Alegre, o médico e ex-deputado federal Carlos Manato segue na disputa pela posição de governador do Estado. Presente na política capixaba desde 2003, Manato já ocupou o posto de deputado federal por quatro vezes.
Com a vida acadêmica voltada à área da Saúde, Manato é pós-graduado em Medicina do Trabalho, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), e em Colposcopia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O candidato também é pós-graduado em Administração Hospitalar e especialista em Ginecologia e Obstetrícia.
Na Câmara dos Deputados, já foi membro das seguintes comissões: Turismo, Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, entre outras.
Em sua carreira, o político já trabalhou como professor na Emescam, médico no Instituto Estadual de Saúde Pública. Ele também foi diretor-clínico e diretor-geral do Hospital Dório Silva, além de diretor-clínico e diretor-presidente do Hospital Metropolitano.