O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) vai realizar, neste sábado (29), o sorteio das urnas eletrônicas que vão passar por processo de auditoria no dia das Eleições 2022, marcadas para o próximo domingo (30). Segundo o Tribunal, vinte e cinco urnas eletrônicas passarão por auditoria no Estado, das 10.096 que serão utilizadas no pleito.
A auditoria nos equipamentos seguirá o seguinte processo: as 18 primeiras urnas serão submetidas ao teste de integridade; duas ao projeto piloto (teste de Integridade com biometria); três ao teste de autenticidade dos sistemas eleitorais; e duas a uma eventual auditoria futura.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
No domingo (30), o teste de integridade acontecerá durante o horário de votação, das 8h às 17h
O QUE É?
O teste de integridade simula, em ambiente controlado, o procedimento normal de uma votação na seção eleitoral, com a participação de servidoras e servidores do TRE-ES e de outros órgãos do Poder Judiciário e também do Ministério Público, sendo, também, acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras.
PARA QUE SERVE?
Para comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica, comparando o resultado da votação em cédulas de papel e os resultados obtidos no Boletim de Urna, ao final da simulação.
COMO SÃO DEFINIDAS AS URNAS A SEREM AUDITADAS?
Na véspera das eleições, 18 seções eleitorais – sendo 1 por zona eleitoral – são selecionadas, mediante indicação das entidades fiscalizadoras, em cerimônia pública realizada na véspera das eleições, na presença de representante do Ministério Público Eleitoral, de auditores externos e demais interessados.
E DEPOIS, O QUE ACONTECE?
As urnas selecionadas são separadas pela zona eleitoral, transportadas até a sede do Tribunal e entregues, lacradas, à equipe do TRE-ES para serem auditadas.
COMO É FEITO O TRANSPORTE?
O TRE-ES providencia o transporte das urnas selecionadas, da zona eleitoral até sua sede.
ONDE FICAM AS URNAS?
De sábado para domingo, as urnas ficam protegidas e guardadas no ambiente em que será realizada a auditoria, sob a guarda da Polícia Federal.
DIA DA AUDITORIA
São realizados os seguintes procedimentos:
1 CONFERENTE – Pessoa que retira a cédula da urna de lona, numera e mostra o voto aos fiscais presentes;
2 DIGITADOR – Pessoa que digita os votos da cédula em um computador com um sistema próprio, que contabiliza os votos e imprime o espelho do voto;
3 HABILITADOR – Pessoa que habilita o eleitor a votar na urna;
4 VOTADOR – Pessoa que atua como eleitor, votando na urna eletrônica.
Todo o processo é filmado e transmitido em tempo real pela internet, no canal oficial do TRE-ES no YouTube
TOTALIZAÇÃO DOS VOTOS
Ao final, o total de votos digitados na urna, cujo registro consta do Boletim de Urna, deve ser exatamente o mesmo da soma dos votos das cédulas de papel digitadas no sistema de apoio informatizado e com a soma manual dos auditores externos.
Neste sábado (29), às 9h, no plenário do TRE-ES, as entidades fiscalizadoras poderão indicar uma seção para auditoria e caso não seja atingido o número total, a escolha do restante passará por sorteio.
*Com informações do TRES