Jackeline Rocha é a única mulher do ES eleita para a Câmara dos Deputados
Com 51.317 votos, ela é a primeira negra a ocupar o cargo em toda a história do Espírito Santo
Quatro anos após ter ficado em terceiro lugar na disputa pelo governo do Espírito Santo, a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jackeline Rocha (PT), foi a única mulher eleita para a Câmara dos Deputados, no pleito deste domingo (02).
Além de ser a única representante feminina da bancada capixaba no Congresso, Jackeline, que teve 51.317 votos, também é a primeira negra a ocupar o cargo pelo Espírito Santo.
A deputada eleita conversou com a reportagem do Folha Vitória na noite deste domingo. Ela reforçou a importância de sua vitória enquanto representatividade, mas se disse ter ficado triste com o baixo número de mulheres eleitas para a Câmara dos Deputados.
"Torci muito para que a gente tivesse uma bancada com mais mulheres. Então acredito que, antes de uma vitória eleitoral, se trata de uma vitória política, pelo fato de eu ser a primeira mulher negra do Estado a ser eleita para Câmara, especialmente porque a gente está vivendo momento desafiador da nossa democracia", disse.
Entre as pautas que pretende defender durante seu mandato, Jackeline que lutará por políticas voltadas ao apoio para mulheres que chefiam famílias, além de pautas voltadas para o público LGBTQIA+.
LEIA TAMBÉM: Helder Salomão é o deputado federal mais votado do ES
Helder Salomão (PT) foi o deputado federal mais votado de todo o Espírito Santo. Graças aos 120.337 votos recebidos no Estado, ele passa a ocupar uma das 10 cadeiras da Câmara Federal e conquista seu terceiro mandato como deputado federal.
"A gente sabia que a nossa votação seria histórica, mas eu não esperava ser o deputado mais votado. Temos muitos desafios pela frente", disse Helder após o resultado.
Neste domingo (02), os capixabas elegeram os deputados federais que irão representar o Espírito Santo na Câmara dos Deputados pelos próximos quatro anos. No total, 201 candidatos concorreram a uma cadeira no Legislativo federal.