Política

Lula e Bolsonaro vão disputar Presidência no segundo turno

Os candidatos do PT e do PL saíram na frente na corrida eleitoral, mas não atingiram o percentual necessário para serem eleitos em primeiro turno

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar a vaga no Palácio do Planalto no segundo turno das eleições deste ano.

>> Eleições 2022: clique aqui e acompanhe a apuração em tempo real

Com o percentual de urnas apuradas, o candidato petista não pode mais alcançar os 50% dos votos válidos, somados os de todos os candidatos, mais um necessários para ser eleito em primeiro turno. O segundo turno das eleições será realizado em 30 de outubro.

Veja o perfil dos candidatos à Presidência da República

Foto: Folha Vitória

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT)

Nascido em Caetés, no Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva se mudou para São Paulo ainda criança, quando os pais buscavam melhores condições de trabalho. Se tornou metalúrgico e teve forte atuação nos movimentos sindicais.

Em 1986, foi eleito deputado federal por São Paulo. Quatro anos depois, concorreu pela primeira vez ao cargo de presidente. Lula disputou a vaga no Planalto novamente em 1994 e 1998, mas foi derrotado.

LEIA TAMBÉM: Lula foca em herança petista nas considerações finais

Na quarta vez disputando a Presidência, Lula foi eleito em 2002 e reeleito em 2006. Nas duas eleições presidenciais seguintes, colaborou com a eleição de sua sucessora, Dilma Rousselff.

Lula foi preso e condenado por corrupção durante a Operação Lava Jato. A sentença do então juiz federal Sérgio Moro, no entanto, foi alunada no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Folha Vitória

JAIR BOLSONARO (PL)

Bolsonaro tem 67 anos. Iniciou a carreira militar ainda na adolescência. Ativo nas reivindicações da categoria, logo ganhou destaque entre os seus pares. Chega ao pleito deste ano filiado ao seu décimo partido, o PL.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro cita lei Paulo Gustavo como feito de seu governo, mas vetou a proposta

Com longa carreira como deputado federal na Câmara dos Deputados (1990 a 2018) foi eleito presidente da República no segundo turno das eleições de 2018, quando disputou o Planalto pela primeira vez. No entanto, sua trajetória na política começou em na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, onde foi vereador por dois anos.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Glicério, Bolsonaro é casado com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e tem cinco filhos, dois deles também estão no mundo político.