Candidato ao governo do Estado pelo PL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o ex-deputado Carlos Manato (PL), disse ter a simpatia de parte do público LGBTQIA+ do Espírito Santo, especialmente dos que se declaram como de direita e extrema-direita. A fala aconteceu durante a sabatina desta quarta-feira (26), realizada pela Rede Vitória.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
“Os gays da direita me adoram (…) Eles sofrem discriminação lá fora, não é dentro do governo. Quando eu abrir concurso, todos vão participar. Não vai ter isso comigo. É meritocracia, vai entrar independente de opção sexual (sic)”, disse Manato.
A afirmação foi feita pelo ex-deputado no momento em que ele respondia sobre que políticas voltadas para o público LGBTQIA+ no Estado seu governo traria, tendo em vista as reivindicações de representantes e ativistas desse segmento.
VÍDEO | Eleições 2022: reveja a sabatina com o candidato Carlos Manato
Ainda respondendo sobre o assunto sem apresentar propostas concretas, Manato recorreu ao argumento de que não tem preconceito e de que é aberto ao diálogo.
“Eu sou uma pessoa muito tranquila, de diálogo. O meu direito termina onde começa o do outro. Dialogo com todos, todos têm suas pautas. Vamos conversar com todos. O que eles tiverem de pauta, vamos discutir e tomar providências. Teremos os Direitos Humanos, parte da Secretaria das Mulheres, vamos discutir sobre Festa da Penha, Carnaval, Festa do Congo, Marcha para Jesus e pautas LGBTs” ressaltou o candidato.
Na sequência, Manato promete ser democrático em seu governo e diz não ver dificuldade em tratar com o público LGBTQIA+, pontuando que tem “um monte de amigos (gays)” e que não tem problema com eles.
“Eu vou ser tão democrático que vou preferir que eles tragam pautas para debatermos. Eu respeito eles, tenho um monte de amigos, não tenho problema com eles. O que eles trouxerem. Os gays da direita me adoram (…) Eles sofrem discriminação lá fora, não é dentro do governo”, frisou.
Sobre as oportunidades que pretende dar aos LGBTQIA+ em um possível governo em seu comando, Manato citou os concursos públicos.
“Quando eu abrir concurso, todos vão participar. Não vai ter isso comigo. A sombra não tem cor e nem sexo. Respeito o direito dos outros. Está tranquilo, fiquem tranquilos. Nosso governo vai ser tranquilo, independente de sexo, nada vai influenciar. Só a competência”, concluiu.