Política

Casagrande tem 52% e Manato 48% dos votos válidos em nova pesquisa Real Time Big Data

O resultado considera os votos válidos, sem contar brancos e nulos. Os candidatos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro

Iures Wagmaker , Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem Folha Vitória

A pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela TV Vitória em parceria com a Record TV, mostra as intenções de voto para o segundo turno das eleições deste ano com o atual governador do Estado e candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB)  mantendo a liderança, com 52% dos votos válidos, enquanto o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) tem 48%. 

Quando é considerada a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o socialista está tecnicamente empatado com o ex-deputado federal Carlos Manato (PL).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O levantamento revelado nesta quinta-feira apresenta oscilação negativa de um ponto percentual para o atual governador e candidato à reeleição. Na semana passada, Casagrande estava com 53% dos votos válidos. Agora, ele aparece com 52%.

Já Manato, que antes aparecia com 47%, oscilou positivamente em um ponto percentual e, agora, aparece com 48% das intenções de votos válidos. Veja:

PESQUISA ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Casagrande se manteve com 48%, mesmo percentual do último levantamento, enquanto Manato registrou aumento nas intenções de voto. O candidato do PL saiu dos 42% para 45%, no cenário avaliado.

Dos entrevistados, 4% responderam que votarão em branco e outros 3% disseram que não sabem ou não responderam. Confira:

Veja a pesquisa por grupos sociais

RENDA

No recorte da pesquisa por renda do eleitor, Casagrande aparece na liderança com 55% das intenções de voto entre aqueles que recebem até dois salários mínimos.

Para quem recebe entre dois e cinco salários mínimos ou acima de cinco salários mínimos, a preferência é por Manato, com 51% e 52%, respectivamente nos dois cenários.

GÊNERO

Por gênero, com 49%, Casagrande lidera entre as mulheres. Manato, por sua vez, tem 41% da intenção de votos das eleitoras.

Já entre os eleitores do sexo masculino, 50% afirmaram que votam no candidato do PL para chefe do Executivo Estadual. Casagrande foi citado por 47% dos homens ouvidos.

RELIGIÃO

Entre os católicos, a preferência é por Casagrande, com 50% da intenção de votos. Manato tem 42% deste grupo no novo levantamento.

Já entre os evangélicos, Manato lidera com 49% das intenções de voto, enquanto Casagrande detém 44% do público deste recorte.

Pesquisa

Durante a pesquisa da Real Time Big Data, encomendada pela TV Vitória em parceria com a Record TV, foram ouvidos 1.000 eleitores de todas as regiões do Espírito Santo nos dias 18 e 19 de outubro.

>> Clique aqui e acompanhe a cobertura das eleições 2022 no Folha Vitória!

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-03513/2022.

Pontos moeda