Política

Casagrande X Manato: Real Time Big Data traz disputa pelo voto evangélico no 2º turno

Entre os eleitores católicos, Casagrande (PSB) aparece na frente, com 50% da intenção de voto, enquanto Manato (PL) tem 39%; veja cenário entre os evangélicos

Foto: Montagem Folha Vitória

A primeira pesquisa para o governo do Espírito Santo no segundo turno revelou que o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição, e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputa o Palácio Anchieta pela segunda vez, estão empatados na preferência dos eleitores evangélicos. 

Segundo o levantamento da Real Time Big Data, encomendado pela TV Vitória em parceria com a Record TV, e divulgado nesta quarta-feira (13), os dois candidatos têm 45% da intenção de voto dos evangélicos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Crescimento de Manato com novos apoios

Mesmo surgindo empatado com Casagrande na atual pesquisa da Real Time Big Data, Manato teve um crescimento de 15 pontos percentuais dentro da margem de erro, em comparação com o levantamento realizado entre os dias 26 e 27 de setembro, pouco menos de uma semana antes do primeiro turno, em que o ex-deputado federal contava com o voto de 30% dos eleitores autodeclarados evangélicos.

Isso acontece porque, segundo especialistas, Manato acabou herdando o apoio e os votos antes destinados aos candidatos que ficaram para trás no primeiro turno, mas que, assim como o ex-deputado, se declaravam conservadores e de direita. 

É o caso do ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD), que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 146.177 votos. Guerino é declaradamente afeito a pautas em defesa da família e da moralidade, com forte apelo entre os evangélicos.

Católicos

Quando analisada a intenção de voto dos eleitores que se autodeclaram católicos, Casagrande lidera o levantamento, sendo citado por 50% dos entrevistados.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Já Manato conta com o voto de  39% dos eleitores que se dizem praticantes do catolicismo.

Entre os católicos, 6% declararam votar branco ou nulo no segundo turno, e 5% disseram estar indecisos ou prefeririam não responder. 

No grupo de eleitores evangélicos, 5% disseram que votarão branco ou nulo. Outros 5% estão indecisos ou preferiram não responder. 

LEIA TAMBÉM: Casagrande lidera com 53% e Manato tem 47% da intensão de votos válidos

A primeira pesquisa Real Time Big Data com a intenção de votos para o segundo turno das eleições 2022 mostra que o candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB) lidera a disputa ao Palácio Anchieta com 53% das intenções de voto válidos. Carlos Manato (PL) aparece no levantamento com 47%. Veja abaixo:

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Casagrande aparece com 48%, enquanto Manato tem 42% das intenções de voto. Dos entrevistados, 6% responderam que votarão em branco e outros 4% disseram que não sabem ou não responderam. Confira:

Veja os dados entre grupos sociais

No recorte da pesquisa por renda do eleitor, Casagrande lidera com 54% das intenções de voto entre aqueles que recebem até dois salários mínimos. Para quem recebe entre dois e cinco salários mínimos, a preferência é por Manato, que tem 47%. Os dois candidatos estão empatados com 47% entre aqueles que recebem mais de cinco salários.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Por gênero, Casagrande lidera com 49% da preferência das mulheres eleitoras e 48% dos homens. Manato tem 38% dos votos das mulheres e 46% dos votos dos homens.

A pesquisa

Foram ouvidos 1.000 eleitores de todas as regiões do Espírito Santo nos dias 11 e 12 de outubro. A margem de erro é de 03 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-05269/2022.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.