Política

Seu local de votação mudou? Saiba como consultar

A justiça Eleitoral disponibiliza canais de consulta que vão de aplicativo que pode ser baixado no celular a telefone 0800

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Neste domingo (02), os eleitores capixabas irão às urnas votar em seus candidatos para os cargos de deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da República. 

E, uma das principais dúvidas do eleitorado tem a ver com o seu local de votação, especialmente para quem solicitou troca junto à Justiça Eleitoral

Por isso, o Folha Vitória selecionou algumas dicas que facilitam na hora pesquisa. Confira:  

LEIA TAMBÉM: Folha Vitória terá página de apuração de votos em tempo real e programa ao vivo

e-Título

Uma das ferramentas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o aplicativo e-Título. Nele, o eleitor pode conferir o endereço da sua zona eleitoral. O app conta com serviço de geolocalização, onde é possível conferir o mapa para mais detalhes do endereço.

Vale lembrar que o eleitorado tem até às 23h59 deste sábado (01) para baixar e atualizar o  e-Título para utilizar em seus celulares. O aplicativo está disponível para versões android e IOS.

Assistente Virtual do TSE

A população também tem a opção de consultar a zona eleitoral e seção através do assistente virtual do TSE no Whatsapp. Para isso, basta adicionar o número (61) 9637-1078 à lista de contatos. Através de um simples comando o robô já inicia a interação automática com o usuário.

O serviço de ‘chatbot’ é gratuito e conta com 16 tópicos de serviços ao eleitor, como por exemplo, campanha de checagem de notícias ao longo do período eleitoral.

Site do TSE

 Também é possível acessar o local de votação no site do TSE, por meio do tópico ‘local de votação’. Após escolher essa opção, o eleitor precisa preencher um pequeno formulário com seus dados pessoais e, em seguida, realizar a consulta.

Telefone 0800

 Já os eleitores que não possuem acesso aos canais digitais, o caminho é consultar o local de votação a partir do número de telefone 0800 647 3888.

*Texto de Danilo Luca Ferreira, aluno de Jornalismo da 1ª Residência da Rede Vitória, sob supervisão de Tiago Alencar