Eleições 2024: saiba até que horas você pode votar neste domingo
Com mais de 156 milhões de eleitores em 5.569 cidades, votação ocorre das 8h às 17h em todo o país, com ajustes de fuso horário em alguns estados
Hoje, cerca de 156 milhões de eleitores de 5.569 cidades em todo o Brasil vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. O horário de votação vai das 8h às 17h, conforme o padrão unificado desde as eleições de 2022.
LEIA MAIS:
Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Qual é a ordem de votação? Prefeito ou vereador vem primeiro? Entenda
Mais de 150 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo
No entanto, estados com fuso horário diferente, como o Acre, terão horários ajustados, e os eleitores dessa região poderão votar das 6h às 15h no horário local. A Justiça Eleitoral promete divulgar os resultados finais duas horas após o encerramento das urnas.
Só na cidade de São Paulo, mais de 9 milhões de pessoas estão aptas a votar, contribuindo para as decisões políticas que definirão as próximas gestões municipais.
Ao todo, 463 mil candidatos concorrem nas eleições: 15.573 disputam o cargo de prefeito e outros 431 mil concorrem a uma das 58 mil vagas disponíveis nas Câmaras Municipais.
Em cidades com mais de 200 mil habitantes, pode haver um segundo turno, caso nenhum candidato obtenha a maioria dos votos no primeiro. A nova etapa está prevista para o dia 27 deste mês, quando os dois candidatos mais votados disputarão o cargo de prefeito.
Documentos necessários e como votar
Para votar, o eleitor deve levar um documento oficial com foto. Entre os documentos aceitos estão: o e-Título (com foto), a carteira de identidade (RG), o passaporte, a carteira de trabalho, o certificado de reservista, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteiras profissionais reconhecidas por lei. Caso o e-Título não tenha foto, será necessário apresentar outro documento com foto para validar a votação.
Os eleitores que tiveram o local de votação alterado podem consultar as informações no aplicativo e-Título ou no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no endereço www.tse.jus.br.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.