Saiba quais são as chapas que concorrem à presidência da OAB no ES
As inscrições para a disputa do pleito é para o triênio de 2025 a 2027 se encerraram na última semana e a votação acontecerá em 22 de novembro
CORREÇÃO: Ao contrário do que foi publicado inicialmente, quatro chapas estão na disputa pelo comando da OAB-ES, e não cinco. A chapa "OAB com Elas" teve registro indeferido. O texto já foi corrigido.
Quatro chapas concorrem às eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Espírito Santo. As inscrições foram encerradas na quarta-feira (23), e a votação será realizada em 22 de novembro.
LEIA TAMBÉM:
>> Exército investiga festa com funk e bebida em quartel e pode punir militares
>> VÍDEO | Advogado e cliente tentam enganar juiz e homem se esconde embaixo de mesa
>> Michelle Bolsonaro defende "maridão, machão, administrador e mulher com olhar feminino"
Disputam o pleito do triênio de 2025 a 2027 o atual presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, Ben-Hur Farina, Érica Neves e Antônio Neffa Filho.
"O processo eleitoral na OAB-ES é considerado um dos momentos mais importantes para a advocacia capixaba, pois define os rumos e as ações que serão implementadas no próximo triênio", afirmou o presidente da Comissão Eleitoral da ordem, Walterleno Maifrede Noronha.
Veja quem são os candidatos à presidência da OAB-ES
José Carlos Rizk Filho
Candidato pela chapa "A Ordem é Evoluir", pela qual concorre como presidente, e tem como vice-presidente Anabela Galvão. José Carlos Rizk Filho tentará se reeleger para o terceiro mandato.
Atua como advogado trabalhista há 20 anos e também é professor universitário e membro titular do Fórum Nacional de Direito do Trabalho.
Foi o presidente da OAB mais jovem da história e também já presidiu a Associação da Jovem Advocacia (AJA). Antes, foi líder estudantil.
Por meio das redes sociais, Rizk divulgou no dia 9 de outubro o lançamento oficial do “Movimento a Ordem é Evoluir”.
Em um vídeo, o candidato descreveu que “queria convidar para que possamos estar juntos nesse momento importante onde a ordem é evoluir”. Além disso, Rizk afirmou que deseja “continuar crescendo”.
Ele e seus correligionários se inscreveram para o pleito com roupas e bexigas amarelas.
Ben-Hur Brenner Dan Farina
Candidato pela chapa "Muda OAB", pela qual concorre como presidente, e tem como vice-presidente Ligia Kuzendorff Mafra.
Advogado há mais de 30 anos, com especialização na área trabalhista, é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) desde 2022.
Na OAB-ES, já foi secretário-geral, conselheiro titular, ouvidor-geral e presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas. Também atua no Sebrae e desde 1991 faz parte do Sindicato dos Advogados do Espírito Santo.
Érica Ferreira Neves
Candidata pela chapa "A OAB que você quer", pela qual concorre como presidente, e tem com vice-presidente Carlos Augusto da Motta.
Formada em Direito desde 1999, é especialista em Direito Empresarial e Direito do Consumidor. Foi secretária-geral adjunta da OAB-ES e atualmente é diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA).
Em 2021, ela chegou a disputar o comando da OAB e teve 35,21% dos votos, perdendo para Rizk.
“Em 2021, as pessoas tinham medo de tirar foto comigo [referindo-se ao medo de demonstrarem oposição à atual gestão]. Hoje, passo pelas subseções e me pedem: ‘Não desiste, nós precisamos de você’”, afirmou a candidata.
José Antônio Neffa Júnior
Candidato pela chapa "Transforma OAB!", pela qual concorre como presidente, e tem como vice-presidente Elisa Helena Lesqueves Galante.
É advogado há mais de 20 anos, especializado em Direito Processual Civil, atua nas áreas cível, empresarial e tributária.
Mestre em Direito, é também professor universitário e dá aula sobre Direito Processual Civil.
Na OAB-ES, ocupa o cargo de presidente da 8ª Subseção de Vila Velha, tendo sido reeleito para o posto.