Política

"Tivemos uma das eleições menos problemáticas dos últimos anos", diz presidente do TRE-ES

Carlos Simões destacou que entre as pontuais bocas de urna e detenções registradas, as providências logo foram tomadas e seguirão sendo apuradas

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Vídeo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Carlos Simões fez uma balanço positivo do 1º turno das eleições municipais de 2024.

Para Simões, esse cenário foi o mais positivo que poderia ser imaginado pelo órgão eleitoral capixaba.

LEIA TAMBÉM:

>> Confira os prefeitos e vereadores eleitos em todas as cidades do ES

>> Arnaldinho é reeleito com 79,04% dos votos: “Gestão fez o básico, agora vamos fazer o extraordinário”

>> Câmara de Vila Velha: veja quem são os 21 vereadores eleitos

"Para que esses resultados positivos fossem alcançados, foi feito um planejamento meticuloso e o trabalho integrado que houve entre a Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança do estado e também da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, inclusive com participação da EDP, da Cesan, num planejamento de que se faltasse qualquer coisas nessas Zonas Eleitorais, nós estaríamos prontos a atuar, disse.

Já com relação ao volume de trabalho exigido, o presidente do TRE-ES afirma que o pleito foi um dos que apresentou menos complicações quando comprado aos dos últimos anos.

"Eu só posso dizer que eu fico muito satisfeito com os resultados obtidos. Praticamente em relação ao volume de trabalho que foi exigido, nós tivemos talvez uma das eleições menos problemáticas dos últimos anos".

Carlos destacou que entre as pontuais bocas de urna e detenções registradas, as providências logo foram tomadas e seguirão sendo apuradas junto às delegacias respectivas. "Os inquéritos serão instaurados, possivelmente encaminhados ao Ministério Público, as ações normais virão e nós vamos aguardar o julgamento no futuro".

Durante a entrevista, Carlos Simões pontuou que a maior preocupação do órgão era para que o eleitor "tivesse plenas condições de segurança e tranquilidade para exercer seu direito de voto".

Urnas eletrônicas: 68 substituições no ES

O Espírito Santo conta com mais de 10 mil urnas. Nas avaliação de Simões, quando levado em conta esse montante, somente 68 urnas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas.

"Eu quero sempre dizer o seguinte, a urna é um equipamento eletrônico, ela pode dar problema, como algumas deram, mas a nossa tecnologia de informação aqui do Tribunal estava plenamente preparada, nosso parque de reserva de urna é suficiente para atender e felizmente nós não tivemos essas ocorrências que não passaram da troca de 68 urnas. 


 




 de três horas após o fechamento das urnas e início da apuração dos votos, o Espírito Santo 

Mais de três horas após o fechamento das urnas e início da computação dos votos, o Espírito Santo encerrou a apuração de 100% das urnas tornando-se o quarto estado a concluir a apuração de votos nas eleições municipais de 2024.

Ao todo, 76,53% dos eleitores compareceram às urnas. Abstenções foram 23,47%. As informações constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).