Política

Neuzinha promete sistema de transporte sobre trilhos em morros de Vitória

Em entrevista ao Jornal da TV Vitória e ao Folha Vitória, a candidata explicou que a ideia é instalar esse meio de transporte, chamado plano inclinado, em locais onde não é possível a construção de vias

Foto: TV Vitória

A candidata a prefeita de Vitória, Neuzinha (PSDB), prometeu que, caso seja eleita, vai implantar um sistema de transporte sobre trilho em morros da capital, denominado plano inclinado. Em entrevista ao Jornal da TV Vitória e ao Jornal Online Folha Vitória, na noite desta terça-feira (3), a candidata explicou que a ideia é instalar esse meio de transporte em locais onde não é possível a construção de vias.

Neuzinha citou que a modalidade já funciona em países como a China. No Brasil, esse tipo de transporte é utilizado na cidade de Salvador (BA). “O plano inclinado funciona muito bem na China e funciona com base de água. Ele pode ser feito em um trilho de trem, como se fosse um bonde, e serve para deslocar pessoas acamadas, para subir compras, materiais de construção em locais onde não há condições de via, de rua”, ressaltou.

A candidata lembra que, na época em que foi líder comunitária do Morro da Gurigica, no bairro Consolação, chegou a participar da construção de um plano inclinado, em 1990, na construção do conjunto habitacional da comunidade de Jaburu. Na ocasião, o plano inclinado foi feito com madeira paraju e, com o tempo, foi desfeito.

“É uma mobilidade urbana. Nós temos que pensar que tem pessoas que têm condições de fazer uma fisioterapia, mas não tem condições nem de descer o morro. Fora os idosos, que têm a mobilidade reduzida”, frisou.

Questionada se tinha noção do custo de se implantar esse tipo de transporte, Neuzinha garantiu que trata-se de uma modalidade viável financeiramente e que o custo varia conforme o tamanho. 

“Cada tamanho tem um custo. Um engenheiro colocou para nós que um plano inclinado de 1 km fica hoje em torno de R$ 30 mil. É um custo que vale a pena investir e não é um absurdo. Pelo contrário, acho que o custo benefício é muito importante. E tem que integrar com o transporte porta a porta”, destacou.

Confira a entrevista na íntegra: