Política

Assembleia aprova e Bolsonaro vai receber título de cidadão capixaba nesta sexta

Conforme antecipado pelo jornal Folha Vitória, o ex-presidente da República cumpre agendas no Espírito Santo neste fim de semana

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram


*Este texto foi alterado para uma correção. O autor do requerimento de homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a Ordem do Mérito Domingos Martins é o deputado Danilo Bahiense (PL), e não o deputado Lucas Polese (PL), conforme escrito na versão anterior deste texto.

A  Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai realizar, na próxima sexta-feira (10), sessão solene para entrega de duas homenagens ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que, conforme antecipado pelo jornal Folha Vitória, chega ao Estado neste fim de semana. O evento está previsto para começar às 15h, no Plenário Dirceu Cardoso. 

O ex-chefe do Executivo federal deverá ser agraciado com as seguintes honrarias do Estado: comenda da Ordem do Mérito Domingos Martins, o mais alto reconhecimento concedido a personalidade pela Ales, e Título de Cidadão Espírito-Santense.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A entrega da comenda a Bolsonaro é fruto de um requerimento protocolado pelo deputado  Danilo Bahiense (PL).  Já o título de cidadania foi proposto por Assumção.

Bahiense, em material enviado à imprensa, poucas horas após a homenagem ao ex-presidente ter sido aprovada, frisou que a sessão solene para a entrega das homenagens a Bolsonaro será "um momento festivo" na Casa.

“Será um momento festivo, no qual poderemos dialogar e celebrar com os patriotas. Agradecemos ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, pela sensibilidade de verificar e de organizar com os deputados a estrutura da Casa para esta solenidade que receberá uma autoridade com nível de Chefe de Estado”, disse.

Deputada questiona homenagem a Bolsonaro

A deputada Camila Valadão (Psol), que junto com os deputados João Coser (PT) e Iriny Lopes (PT), integra a bancada dos partidos de esquerda na Ales, se posicionou contrária à concessão das honrarias ao ex-presidente.

Segundo a parlamentar, que usou a fase das comunicações – que é quando cada parlamentar sobe na tribuna do plenário para se manifestar por cinco minutos – para questionar as homenagens ao ex-presidente, Bolsonaro não é "digno" da maior honraria entregue pela Ales. “O inelegível não merece receber a maior honraria do estado do Espírito Santo”, afirmou da deputada.

Saiba mais sobre as honrarias

O título de Cidadão Espírito-Santense tem como base Lei 7.832/2004, e é entregue "à personalidade que tenha prestado relevantes serviços e incontestável benefício ao Estado".

Enquanto isso, a Ordem do Mérito Domingos Martins é uma honraria amparada na Resolução de nº 1390/1984, sendo destinada a pessoas que prestaram "serviços de excepcional relevância à sociedade".

Pontos moeda