Política

Senadores capixabas divergem sobre indicação de Dino para o STF

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o nome do ministro agora precisará ser chancelado pelos senadores da República

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Agência Brasil/Agência Senado

Os senadores do Espírito Santo no Senado federal repercutiram, nesta segunda-feira (27), a indicação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou da Corte em setembro deste ano.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o nome de Dino agora precisará ser chancelado pelos senadores da República. 

A Casa é responsável por sabatinar o candidato escolhido pelo chefe do Executivo federal. No caso de Dino, a sabatina está prevista para ocorrer em 15 de dezembro.

Aliado e correligionário de Lula, o senador Fabiano Contarato (PT) usou as redes sociais para se manifestar sobre a escolha de Dino para o STF. De acordo com o parlamentar capixaba, o atual ministro da Justiça "é um ser humano admirável e um importante defensor da democracia". 

Veja abaixo a publicação feita por Contarato nesta segunda-feira:


"Vamos rejeitar essa indicação", diz Magno Malta

Já Magno Malta (PL), que também usou as redes sociais para se manifestar sobre a indicação de Dino para o STF  e é declaradamente opositor ao atual governo, publicou em seu perfil oficial no Instagram um vídeo em que liga a imagem do atual ministro da Justiça e possível futuro ministro da Corte suprema ao comunismo.

Foto: Divulgação

No texto que serve como legenda para o vídeo, Magno, além de dizer que a indicação de Dino sinaliza mais uma tentativa de, segundo ele, a esquerda tentar silenciar quem se opõe a ela, também afirma que o nome do atual ministro da Justiça será rejeitado pelo Senado.

"O Senado está preparado para enfrentar mais esse desafio. Já rejeitamos uma indicação de Lula anteriormente e, confiando em Deus, rejeitaremos essa também", escreveu Magno.

O senador Marcos Do Val (Podemos), por sua vez, se referiu ao ministro como "Vingador", em referência aos super-heróis da Marvel, termo que inclusive já foi motivo de troca de ataques entre Dino e Do Val nas redes sociais, no início deste ano.

Isso porque o ministro, à época, ironizou o senador em uma audiência pública no Senado, dizendo: "Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?."

Assim como Magno, Do Val também afirmou nesta segunda-feira que Dino não "resistirá" à sabatina no Senado.

"Lula indicou o 'Vingador' para o STF! Esse país não é para amadores! Mas eu seguirei no combate a esse chefe do crime organizado", disse o senador.

Josias da Vitória (PP), deputado que  lidera bancada capixaba no Congresso, também foi procurado para repercutir o nome de Dino para a Corte suprema.

Até o fechamento deste texto, o parlamentar não havia enviado resposta aos à reportagem do Folha Vitória. Em caso de retorno, esta matéria será atualizada.

Pontos moeda