Assembleia aprova projeto que cria a Rota do Polo Cervejeiro de Viana
Rota contempla a região do Parque de Exposições de Viana até a divisa com Guarapari
Deputados estaduais aprovaram nesta segunda-feira (11) o projeto de lei que cria a Rota do Polo Cervejeiro de Viana.
A rota contempla a região do Parque de Exposições de Viana até a divisa com Guarapari, margeando a estrada de Bahia Nova e outras vicinais, com área de aproximadamente 28,7 quilômetros.
LEIA TAMBÉM:
>> Lula diz que Maduro é problema da Venezuela: "Vou cuidar do Brasil"
>> CCJ da Câmara põe para votar PEC que pode acabar com aborto legal no País
>> Tribunal de Sergipe gasta R$ 29 mil com luzes de Natal
O projeto é de autoria de Fabrício Gandini (PSD) e foi acatado em sessão ordinária na Assembleia Legislativa (Ales).
De acordo com a proposta, o objetivo é fomentar a renda de pequenos e médios agricultores, além do turismo de experiência, para gerar emprego e renda no campo.
Segundo Tyago Hoffmann (PSB), relator da Comissão de Finanças da Casa, as rotas ajudam a dar visibilidade a um setor em pleno crescimento.
“As rotas trazem luz para um setor que está crescendo. No caso de Viana, as cervejarias estão crescendo e compõem um elemento turístico importante. Esse tipo de projeto não cria despesa e traz aumento de arrecadação com o aumento do fluxo turístico”, afirmou.
Antes da votação, Gandini defendeu o projeto. Segundo ele, a rota é uma mudança necessária para a geração de receita no Estado que deve sofrer com a mudança no sistema de tributação.
“Nos próximos anos vamos ter uma perda financeira gigantesca por causa da mudança da tributação. A solução para o Espírito Santo passa por inovações, por prefeitos que enxergam além, e trazem novas perspectivas para os seus municípios. Não é só turismo, em Viana temos produção de lúpulo (ingrediente da cerveja), uma demanda do nosso país”, disse.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos) também esteve na sessão e agradeceu aos deputados. Segundo ele, o polo servirá de estímulo ao turismo na região.
“Temos uma capacidade enorme de desenvolver o turismo, principalmente, o agroturismo. São 2 milhões de consumidores na Grande Vitória que podem ir a Viana. Acreditamos no turismo como vetor de desenvolvimento. Vai ser o primeiro polo de cervejarias artesanais do país”, disse.