EXPLOSÃO EM BRASÍLIA

Vídeo mostra momento em que homem atira bomba contra o STF

Uma hora antes da explosão, o autor do atentado fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo, ao presidente Lula e ao Congresso Nacional

Leiri Santana

Redação Folha Vitória

Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, autor do atentado contra o prédio do Supremo Tribunal Eleitoral, foi flagrado por uma câmera de segurança no momento em que joga uma bomba contra o Supremo Tribunal Federal.

Após ter atirado os artefatos explosivos, ele explodiu um artefato em sua mão e não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi retirado do local na manhã desta quinta-feira (14). O artefato explodiu na Praça dos Três Poderes sem deixar outros feridos.

LEIA TAMBÉM:

>> Após estrondos, ministros e servidores do STF foram retirados do prédio

>> Morre Max Mauro, ex-governador do Espírito Santo, aos 87 anos

>> Ricardo Ferraço lamenta morte de Max Mauro e decreta luto oficial no ES

A Polícia Federal foi acionada no momento da explosão e enviou agentes para o local, enquanto ministros da Corte foram retirados às pressas da sede do tribunal.

Uma hora antes da explosão, o autor do ataque fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado.

Foto: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil

Por nota, o STF informou que dois estrondos foram ouvidos ao final de uma sessão que acontecia no prédio. O local foi isolado e os ministros foram retirados com segurança.

Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF”, informou.

Também por meio de nota, a Polícia Civil do Distrito Federal informou que policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão em frente ao STF, onde ocorreu a explosão de um artefato. “A PCDF já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local", afirma.

Carro cheio de explosivos

Segundo o policial militar que esteve no local, foram encontrados em um carro próximo à Praça dos Três Poderes vários artefatos explosivos. Conforme relato o sargento Santos, da PM do DF, os policiais chegaram a avistar um homem saindo correndo do carro, mas acreditaram que ele estava fugindo do fogo. O princípio de incêndio foi contido por seguranças que estavam próximos.

O mesmo sargento disse acreditar que o homem que saiu correndo do carro seria o mesmo que morreu próximo ao STF.

"O carro tem uma espécie de bomba. Tem vários explosivos fracionados e amarrados com tijolo em volta, só que não teve ignição total dos explosivos", disse o policial. "O indivíduo saiu correndo e acreditamos que ele estava saindo dali. Me parece que é a mesma pessoa que tentou detonar uma explosão aqui (no carro), não conseguiu e correu para o STF. Acreditamos que seja a mesma pessoa que está morta", acrescentou o sargento Santos.

*Com informações do Portal R7 e do Estadão Conteúdo.