Política

Casagrande: "Se migrarmos para risco muito baixo, teremos Carnaval de Vitória"

O governador destacou que a realização dos desfiles no Sambão do Povo está submetida à vacinação dos foliões e do público

Foto: Folha Vitória

Durante participação na estreia do programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, da Rádio Pan News Vitória, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou sobre a possibilidade da realização do Carnaval de Vitória em 2022.

Segundo ele, até o momento, tudo aponta para a viabilidade da realização do evento. No entanto, Casagrande afirmou que tudo depende da evolução da pandemia no Estado, levando em consideração, também, o surgimento da variante Ômicron.

“Se a gente migrar para risco muito baixo, se nada mudar, poderá sim ter o Carnaval, com os foliões com a carteira de vacina, tanto quem vai participar nas escolas de samba, quanto quem for assistir ao Carnaval. É possível que aconteça. Ressalto, se não houver algum fato que mude a realidade que temos hoje”, disse.

Sobre o Carnaval de rua, o governador afirmou que, no momento oportuno, regras serão estabelecidas e caberá a cada município a liberação, ou não, para o desfile dos blocos.

Cancelamento de festas de fim de ano foi ‘acertada’

Sobre as festas de fim de ano, Casagrande considerou acertada a decisão de alguns municípios capixabas do cancelamento por causa da ameaça de uma nova onda de covid-19.

Nesta quinta-feira (02), Aracruz foi mais um a anunciar que não terá programação de shows e queima de fogos para o Réveillon. Além disso, decidiu cancelar o Festival de Verão do município. Outras prefeituras, como a de Vitória, Fundão e São Mateus também já anunciaram que não terão programação para comemorar a virada de ano.

Leia também:

Réveillon: São Mateus cancela shows na orla, mas mantém queima de fogos

“Considero hoje uma atitude acertada [o cancelamento das festas]. A nossa recomendação é não avançarmos para grandes aglomerações. Ainda estamos em risco baixo, não estamos em risco muito baixo”, destacou Casagrande.

O governador também se mostrou otimista para que, até a virada do ano, algumas microrregiões do Estado passem para o risco muito baixo para a covid-19, representado no mapa de risco pela cor azul. Dessa forma, terão menos restrições para a realização das atividades sociais.

“Acredito que até o final do mês de dezembro nós teremos algumas regiões que migrarão para risco muito baixo. Isso dará a essas regiões uma liberdade maior. Mas, neste momento, a nossa recomendação para todos os municípios é que a gente evite grandes aglomerações”, frisou.

Na última quarta-feira (01), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou uma Nota Técnica com as orientações sobre a realização de shows, queimas de fogos e eventos durante as festas de fim de ano.

O documento prevê que as prefeituras terão autonomia para decidir se farão ou não os eventos. Entretanto, a orientação do governo do Estado é que considerem a situação epidemiológica e cobertura vacinal do município.

“Os municípios sempre organizam festas de fim de ano, queima de fogos, grandes shows. Enquanto a gente não tiver, de fato, essa página virada, enquanto a gente não migrar para risco muito baixo, não se recomenda que a gente organize grandes festas”, completou Casagrande.

Estreia do programa “De Olho No Poder com Fabi Tostes”

O governador Renato Casagrande foi o primeiro entrevistado do programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, na última quinta-feira (02), às 16h, na Jovem Pan News Vitória (90.5 FM). 

Casagrande anunciou, em primeira mão um reajuste salarial para os servidores públicos em 2022.  Ele explicou que, por causa da Lei 173 do Governo Federal, a Lei do Teto Salarial, o Estado não pôde dar reajuste em 2020 e em 2021. Mas que isso será possível no próximo ano. O governador acrescentou que o reajuste será por correção linear, ficando abaixo do índice inflacionário.

Além do reajuste, o governador também falou com a colunista de política do Folha Vitória sobre o passaporte da vacina, segurança pública, investimentos em obras, projetos para o ano que vem, concursos e eleições em 2022.

O programa vai ao ar sempre às quintas-feiras, às 16h, com entrevistas exclusivas com lideranças políticas.