Política

OAB-ES define os seis candidatos para vaga de desembargador no TJES. Veja quem são

Os nomes escolhidos na lista sêxtupla da OAB-ES seguem para o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que define três e indica ao governador Renato Casagrande

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

Os membros da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) elegeram, nesta segunda-feira (13), os seis nomes que irão para a próxima fase da disputa pela vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) pela regra do Quinto Constitucional.

Foram escolhidos: Elisa Galante, Vinícius Pinheiro de Sant'Anna, Anderson Pedra, Alexandre Puppim, Raphael Câmara e Samir Nemer

Ao todo, 35 advogados se inscreveram para a vaga. Um deles não compareceu à Sessão de Arguição e foi desclassificado, como determina o regimento do processo de seleção.

Em 30 de novembro, os 34 concorrentes ao cargo apresentaram suas propostas ao Conselho Pleno da OAB-ES, que escolheu 12 nomes. Os escolhidos seguiram para consulta direta dos advogados. Nesta segunda, foi definida a lista sêxtupla, que será encaminhada ao TJES.

Na próxima etapa do processo de escolha do novo desembargador, o Tribunal de Justiça escolherá três dos seis candidatos definidos na lista desta segunda-feira para indicar ao governador Renato Casagrande que, por sua vez, definirá quem irá ocupar a vaga.

Quatro novos desembargadores foram empossados há dez dias

A cerimônia de posse dos quatro novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), aconteceu em 02 de dezembro, no Salão Pleno do Palácio da Justiça.

Durante a cerimônia, que aconteceu no formato híbrido por conta da pandemia, tomaram posse a desembargadora Rachel Durão Correia Lima, promovida por antiguidade, e os desembargadores Júlio César Costa de Oliveira e Helimar Pinto, eleitos por merecimento.

LEIA MAIS: TJES define os três novos desembargadores 

Além disso, o desembargador Eder Pontes da Silva, escolhido pelo governador Renato Casagrande a partir da lista tríplice formada pelo Tribunal Pleno e encaminhada pelo TJES, segundo a regra do quinto constitucional, também foi empossado durante a cerimônia.