Política

Em Brasília, governador do ES faz publicação parabenizando Lula por diplomação

O mandatário viajou para Brasília na noite do último domingo (11) para participar de cerimônia no TSE

Foto: Dyhego Salazar

Em Brasília para participar da cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSDB), realizada nesta segunda-feira (12), o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), usou suas redes sociais para parabenizar o petista e o tucano por suas respectivas diplomações.

“Meus cumprimentos ao agora presidente diplomado @LulaOficial e ao seu vice @geraldoalckmin. Em Brasília nesta tarde, participei da Cerimônia de Diplomação, momento importante e histórico da democracia brasileira”, escreveu o socialista em seu perfil no Twitter. 

Veja o post abaixo:

O governador viajou para Brasília na noite do último domingo (11). Ele foi um dos cerca de mil convidados para a solenidade, que ocuparam o plenário da Corte, os auditórios e o salão nobre do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral do ES decide cassar mandato de Gilvan da Federal; entenda

Outros governadores, ex-presidentes e autoridades dos Três Poderes também estiveram na diplomação, avaliada por especialistas como uma oportunidade de aproximação e de pacificação na relação entre os poderes e os entes federativos, uma vez que os últimos quatro anos foram marcados por tensões, brigas e muitos desgastes entre o Palácio do Planalto e o STF, entre Bolsonaro e os governadores.

Na última quinta-feira (08), durante o 10º Folha Business, o vice-governador eleito Ricardo Ferraço (PSDB) disse que os governadores estão otimistas com relação ao presidente eleito. “Os governadores estão muito otimistas, penso eu, com uma perspectiva de uma relação federativa mais equilibrada, de compartilhamento de desafios em relação a uma série de questões”, avaliou.

O fato de Casagrande ser secretário-geral do PSB – partido do vice-presidente eleito, Alckmin – é também um ponto a mais para esse otimismo, pelo menos para o Espírito Santo. O Estado espera que essa proximidade partidária e ideológica possa ser contada a favor na resolução de demandas e necessidades históricas dos capixabas, como por exemplo, as grandes obras de infraestrutura que dependem de investimentos federais.

Logo depois da eleição, Casagrande se encontrou com Alckmin, para tratar de que forma o PSB participaria do processo de transição e disse, ao programa De Olho no Poder, que o Estado teria espaço de diálogo com o governo federal.

“O presidente Lula disse que chamará os governadores e os prefeitos. Ter um canal direto com o Presidente da República é muito importante. Isso poderá dar ao Espírito Santo uma condição de discutir temas pendentes de solução, investimentos em infraestrutura, em habitação popular, em educação. Para nós é muito importante manter esse canal de comunicação”, disse ao programa à época.

Segurança reforçada

A diplomação teve segurança reforçada. Nos bastidores, o esquema de segurança  foi maior do que o da posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE, em agosto.

*Com informações da coluna De Olho no Poder