Política

Veja como ficou o secretariado de Casagrande para o novo governo

Nova gestão do socialista começa em janeiro do ano que vem. Grande parte do secretariado segue com a mesma configuração

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória


Reeleito para continuar no cargo de governador do Espírito Santo pelos próximos quatro anos, Renato Casagrande (PSB), concluiu, nesta sexta-feira (30), a composição do secretariado que fará parte do seu governo.

Diferentemente do que foi propagado durante sua campanha no pleito deste ano, em que chegou a sinalizar um governo totalmente renovado, Casagrande decidiu seguir apostando na receita caseira, optando por mexer pouco na configuração do seu secretariado, uma vez que algumas das principais pastas do Executivo estadual permanecerão sob a responsabilidade de seus atuais chefes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

É o caso, por exemplo, da Chefia de Gabinete, da Secretaria de Comunicação e da Casa Civil. Em anúncio feito por meio de suas redes sociais, no último dia 13, o socialista confirmou que Valésia Perozini, Flávia Mignoni e Davi Diniz permanecem, respectivamente, no comando das pastas. 

LEIA TAMBÉM: Com Armandinho preso, Câmara de Vitória terá nova eleição para presidente

Ainda no campo das pastas que seguirão sob o comando dos atuais secretários no próximo mandato de Casagrande, foram confirmadas as permanências dos seguintes nomes na gestão:  Nara Borgo (Direitos Humanos), Marcelo Calmon (Recursos Humanos) e Coronel Aguiar (Casa Militar).

Outra permanência confirmada por Casagrande foi a de Edmar Camata à frente da Secretaria de Estado de Controle e Transparência. O anúncio foi feito logo após Camata ter sido "desconvidado" para ser o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal no governo o presidente da República diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quem também continua no posto em que está hoje é o atual secretário de Estado de Saneamento e Habitação, Marcus Vicente (PP), conforme anúncio feito por Casagrande no último dia 22. 

LEIA TAMBÉM: Servidores de Vila Velha vão receber abono de R$ 1 mil em janeiro

A pasta da Educação também não terá mudanças em seu comando na gestão que começa a partir do ano que vem. Vitor de Ângelo segue comandando a secretaria. 

No caso das secretarias de Governo e Planejamento, a única mudança é que os atuais titulares das respectivas pastas trocam de lugar a partir do ano que vem, com Maria Emanuela Pedroso indo para a Seg, e ´Álvaro Duboc, por sua vez, assumindo o Planejamento. 

LEIA TAMBÉM: Casagrande toma posse no dia 1º de janeiro; veja como será a cerimônia

Interino permanece à frente de pasta após escândalos

Alvo de um escândalo envolvendo suposta fraude fiscal na comercialização de vinhos no Estado, cujos prejuízos para os cofres públicos foram estimados em mais de R$ 120 milhões, conforme investigação e denúncia do Ministério Público Estadual (MPE-ES), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) continuará sob o comando de Marcelo Altoé. 

Ele assumiu a secretaria em agosto do ano passado, após Rogélio Pegoretti, preso na operação "Decanter"  em julho deste ano, ter pedido exoneração do cargo alegando problemas pessoais, à época.

No mesmo dia em que anunciou a permanência de Altoé, por meio de um post em seu perfil no Twitter, Casagrande também confirmou a continuidade de Jasson Amaral como procurador geral do Estado.

As áreas da Cultura e da Mobilidade Urbana permanecem sob a responsabilidade de Fabrício Noronha e Fábio Damasceno, respectivamente.

Na noite da última terça-feira (27), Casagrande anunciou que a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social permanecerá sob o comando de Cyntia Grillo. 

"Nosso principal desafio é ampliar e modernizar nossos programas, projetos e serviços proporcionando oportunidade para aqueles que mais precisam", disse o governador na publicação do anúncio.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito SantO (Detran) seguirá sob a gestão do ex-deputado federal Givaldo Vieira (PSB).

Novidades

A primeira novidade para a nova gestão de Casagrande foi anunciada no dia 02 deste mês, quando o governador, durante entrevista coletiva, confirmou o ex-senador e vice-governador diplomado, Ricardo Ferraço (PSDB), como o secretário de Estado de Desenvolvimento na gestão que começa em janeiro do ano que vem.

No dia 16 deste mês, outro novo nome foi anunciado por Casagrande para compor o seu secretariado: Ênio Bergoli, que será o novo secretário de Estado da Agricultura.

Ex-secretário de Paulo Hartung no governo de Casagrande

Adversários políticos históricos, Casagrande e o ex-governador do Estado Paulo Hartung protagonizaram disputas acirradas na briga pelo comando do Palácio Anchieta. 

O último embate entre os dois foi em 2014, do qual Hartung saiu eleito, finalizando o seu mandato em 2018. 

No entanto, tendo como base um anúncio feito por Casagrande, também no último dia 16, mesmo diante do cenário de rivalidade entre ambos, nomes que compuseram a gestão hartunguista encontram afeição na gestão socialista, uma vez que André Garcia foi anunciado o novo secretário de Justiça do Estado,  mesmo cargo que ocupou entre os anos de 2011 e 2014, na gestão de Hartung.

Economista no comando da Saúde

Em um post feito em suas redes sociais no último dia 21, Casagrande anunciou o novo titular da pasta da Saúde a partir de janeiro de 2023. O socialista confirmou que quem assume o posto é o gaúcho  Miguel Paulo Duarte Neto, economista e pós-graduado em Gestão Hospitalar.

Nas palavras d e Casagrande, ele "terá a missão de fortalecer o SUS capixaba, aperfeiçoando o trabalho que realizamos nos últimos anos".

Primeira Secretaria da Mulher

Em um post feito em seu perfil no último dia 17, Casagrande anunciou que, pela primeira vez, o Estado contaria com uma Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. No mesmo anúncio, ele revelou que quem assume a secretaria é a hoje vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB), que tentou uma vaga como deputada federal pelo Espírito Santo.

 A volta de Ramalho

Em entrevista coletiva concedida durante sua diplomação, no último dia 19,  no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Casagrande informou a volta do  coronel Alexandre Ramalho (Podemos) ao comando da secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Petista no comando da Secretaria de Esportes

A última novidade anunciada por Casagrande no que se refere ao seu próximo governo foi o nome do ex-deputado estadual José Carlos Nunes (PT) como o futuro secretário de Estado de Esportes. Segundo o socialista, "o incentivo às atividades esportivas continuará sendo prioridade nos próximos quatro anos".

Rigoni vai comandar Meio Ambiente

O deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil), que não foi reeleito para um novo mandato, será o novo secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo. 

Casagrande, mais uma vez, utilizou as suas redes sociais, na qual salientou que trabalhará com o futuro secretário para que o Espírito Santo seja, cada vez mais, protagonista em políticas públicas de sustentabilidade.

Deputado não reeleito será secretário da Ciência e Tecnologia

Do mesmo partido de Casagrande, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que não conseguiu se reeleger para o cargo, foi anunciado como o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnoloigia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Ele assume o cargo a partir do mês que vem.

Presidente estadual do PDT no comando do Turismo

O último secretário anunciado por Casagrande foi o atual presidente do PDT no Espírito Santo, Weverson Meireles (PDT). Ele vai comandar a Secretaria de Estado de Turismo. 

"Seguiremos trabalhando para ampliar as políticas de desenvolvimento do setor de turismo e, assim, colocar o ES cada vez mais em evidência", disse Casagrande no anúncio feito nesta sexta-feira.

Governador defende continuidade do trabalho

Na maioria dos anúncios de permanência do secretariado no próximo governo, Casagrande destacou o trabalho feito pelos gestores das pastas, afirmando que o Estado precisa continuar no caminho do desenvolvimento.



Pontos moeda