Política

Contorno é inaugurado e governo federal não define solução para BRs 101 e 262

Inauguração contou com a presença do presidente Lula e do ministro Renan Filho. Expectativa é que a rodovia reduza em 35% o tráfego de caminhões na Serra

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Em evento marcado pelas altas temperaturas que têm dominado o Estado nos últimos dias, o governo federal inaugurou, nesta sexta-feira (15), o Contorno do Mestre Álvaro, rodovia que liga os municípios de Serra e Cariacica.

O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que veio ao Espírito Santo especialmente para entregar a obra cujo projeto inicial foi lançado ainda em 2008. No total, foram investidos R$ 500,9 milhões no empreendimento.

Ao discursar para uma plateia lotada por apoiadores e representantes de diversas frentes sociais, no local reservado à cerimônia de inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, Lula relembrou outros investimentos do governo federal no Estado e afirmou que o Executivo estadual terá o seu apoio irrestrito na resolução de gargalos relacionados a rodovias e ferrovias em território capixaba.

O mandatário garantiu que vai priorizar o pedido do governador do Espírito Santo,  Renato Casagrande (PSB), dando celeridade ao processo de duplicação do trecho da BR-262 que corta o Estado, bem como à solução do impasse envolvendo a repactuação do contrato de concessão da BR-101, cujo desfecho depende de entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisa a retomada do certame após a concessionária Eco101 ter anunciado, em julho do ano passado, desistência do contrato para administrar a via.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Mesmo dizendo, em seu discurso, que não medirá esforços para resolver estas que, segundo o governador, são as demandas prioritárias do Estado junto ao governo federal, Lula, no entanto, não deu prazo e não disse como serão as tratativas acerca das pautas relacionadas às BR's 101 e 262.

"Casagrande, eu tenho mais três anos de mandato, você tem três anos de mandato. E você pode ficar certo que a gente vai resolver o problema das ferrovias das rodovias", disse Lula, sem citar soluções concretas para as duas rodovias do Estado.

A fala de Lula foi uma resposta a pedidos feitos pelo governador no momento em que discursou no evento antes do chefe do Executivo federal.

“Retomar as obras da BR-101 é fundamental para nós, assim como a integração da Ferrovia Litorânea Sul até o município de Anchieta, no litoral sul capixaba, e depois até o estado do Rio de Janeiro. Outras obras importantes são as duplicações das BRs 262 e 259. Queremos ser um Estado que seja a porta de entrada e saída do Brasil para o mundo”, pediu Casagrande ao governo federal.

Empreendimento deve reduzir o tráfego em até 35% 

O Contorno do Mestre Álvaro inicia no km 249 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando ao bairro Chapada Grande. Foram investidos em quatro anos e meio mais de R$ 500 milhões.

A expectativa é que o empreendimento reduza o tráfego em até 35% na região de Serra. Esse segmento conta com um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia e com a implantação das novas pistas, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101/ES.

Confira algumas fotos da rodovia:

Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

Cerca de 2 milhões de pessoas, abrangendo toda a Região Metropolitana de Vitória (incluindo Serra e Cariacica), serão beneficiadas. 

Depois de concluído, é esperado que passem pelo Contorno do Mestre Álvaro mais de 15.000 veículos por dia, encurtando o tempo de viagem até pela metade.

Números do empreendimento

O Contorno do Mestre Álvaro possui 19,7 km de extensão, foi construído em pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.

Ao todo foram construídas sete interseções com viadutos ao longo da rodovia, que possibilitarão a entrada e saída de veículos, cruzamento da pista em segurança e retorno. As pistas principais receberam pavimento do tipo rígido (concreto) e as alças das interseções pavimento do tipo flexível (asfalto).

Ao longo da construção foram movimentados cerca de 5.000.000 m3 de terra, solo mole e rocha nos serviços de terraplenagem. Foram produzidos e aplicados cerca de 200.000 m3 de concreto na construção do pavimento rígido, vias elevadas, viadutos, dispositivos de drenagem e outros. 

Foram cravadas cerca de 5 mil estacas com profundidades de até 50 m e fabricados e montados mais de 40 mil elementos estruturais pré-moldados de concreto na construção das obras de arte especiais.

Ao longo da rodovia ainda foram construídas três vias elevadas com cerca de 2,3 quilômetros de extensão para transposição de áreas ambientalmente sensíveis, além de 40 passagens subterrâneas de fauna, garantindo a preservação das espécies nativas do entorno da rodovia.

Ministro e autoridades marcaram presença em inauguração

Além do presidente da República, a solenidade de inauguração do Mestre Álvaro contou com a presença do secretário-executivo do Ministério dos Transportes e Ministro interino dos Transportes, George Santoro; do senador e Ministro dos Transportes licenciado, Renan Filho; do Diretor-Geral do DNIT, Fabricio Galvão; do superintendente do DNIT no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto; do prefeito Municipal de Serra, Sérgio Vidigal(´PDT) e demais autoridades do Estado.

*Com informações do DNIT

Pontos moeda