Política

Propostas dos eleitos da Grande Vitória para ficar de olho nos próximos anos

Weverson Meireles, Lorenzo Pazolini, Euclério Sampaio e Arnaldinho Borgo têm até 2028 para cumprir promessas para a educação, empregos, saúde, mobilidade e segurança

Julia Camim

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Montagem Folha Vitória
Da esquerda para a direita: Weverson Meireles, Lorenzo Pazolini, Euclério Sampaio e Arnaldinho Borgo.

Os prefeitos eleitos no pleito municipal de 2024 para comandar as principais cidades do Espírito Santo apresentaram diversas propostas ao longo da campanha eleitoral para conquistar os eleitores.

Weverson Meireles (PDT), na Serra; Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória; Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha; e Euclério Sampaio (MDB), em Cariacica, assumem a gestão – ou permanecem no cargo, no caso dos três últimos, reeleitos – dos respectivos municípios em 1º de janeiro de 2025.

Os mandatários, então, têm até o fim de 2028 para realizar as obras, implementar as políticas públicas e promover as mudanças que foram propostas ao longo do período eleitoral e, sobretudo, documentadas nos respectivos planos de governo submetidos à Justiça Eleitoral.

A seguir, confira as principais promessas dos eleitos na Grande Vitória para ficar de olho e cobrar nos próximos quatro anos:

Serra

No maior colégio eleitoral do Espírito Santo, Weverson Meireles (PDT) venceu a disputa no segundo turno com 60,48% dos votos válidos (138.071 votos). Ele concorreu com Pablo Muribeca, do Republicanos, que recebeu 39,52% dos votos (90.227 votos).

Para a educação, o pedetista, sucessor do atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT), prometeu ampliar a educação integral em 50%, com foco na educação infantil.

Além disso, propôs a criação do Cartão KIT Escolar e a expansão do Programa de Educação Financeira e Empreendedorismo. Também são metas do eleito a construção da Universidade da Criança e a modernização do sistema de gestão escolar.

Sobre a geração de empregos, o plano de governo de Weverson trouxe a promoção de Parcerias Público-Privadas para a criação de ambientes de negócios como um objetivo.

Ele também prometeu facilitar a emissão de alvarás e criar um Observatório de Investimentos e um Hub de Inovação para startups.

As propostas para a mobilidade urbana foram a criação do Departamento de Mobilidade Urbana e do Observatório da Cidade. O eleito também propôs a expansão de Parques Lineares, o fortalecimento da rede cicloviária e o incentivo aos polos empresariais.

Weverson também se comprometeu a criar novas ligações viárias, municipalizar o trecho da BR 101 que passa pela Serra, Terceira Ligação Serra-Vitória e a construir o Contorno de São Domingos.

Para a saúde, espera-se a construção de 11 unidades de saúde, de Centros de Especialidades Regionais e o Serviço de Hemodiálise Municipal.

O eleito também prometeu focar na saúde da mulher e de crianças neurotípicas, além de implantar o serviço Odontomóvel e o CAPS 3.

A implementação da Guarda Municipal 24 horas foi a proposta de Weverson para aumentar a segurança na Serra. Além disso, ele deve aumentar o videomonitoramento na cidade e investir em mais viaturas.

O futuro mandatário também se comprometeu a criar um Plano de Cargos e Salários para a Guarda e uma Companhia Independente da PM em Serra-sede.

Vitória

O reeleito para governar a Capital do Estado, Lorenzo Pazolini (Republicanos), conquistou o cargo novamente no primeiro turno. Ele foi votado por 105.599 eleitores (56,22% dos votos válidos).

A área da educação deve ter a oferta, nos próximos anos, de jornada ampliada e de projetos no contraturno, como pré IFES, e projetos de recomposição de aprendizagem.

Para gerar empregos em Vitória, Pazolini prometeu incentivos para atrair empresas não poluidoras (economia criativa, tecnologia e turismo), promovendo os empreendimentos de alto valor agregado e empregos de qualidade.

Ao longo do segundo mandato do prefeito, também devem ser realizadas Feiras do Emprego em parceria com o Sine e empresas privadas. O objetivo é inserir os moradores de Vitória no mercado de trabalho e aprimorar a geração de renda e negócios na cidade.

A área da mobilidade urbana pode contar com a realização de novas obras, como a do Mergulhão de Camburi e também a requalificação da Av. Beira Mar. Pazolini também prometeu finalizar a elaboração do Plano de Mobilidade da capital e as intervenções viárias do Plano Mobilidade Leste.

O Programa Bike Vitória deve ser ampliado, assim como a malha cicloviária, que receberá investimentos públicos para estabelecer novas conexões e integrações. O reeleito também prometeu aumentar o número de vias com conversão à direita e a rede semafórica com uso de inteligência artificial.

Para a saúde, o mandatário prometeu a ampliação da oferta de ressonância magnética, tomografia computadorizada e consultas em neurologia, psiquiatria, gastroenterologia, além de cirurgias eletivas em angiologia, oftalmologia e dermatologia.

A conclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santo Antônio e Grande Vitória, assim como a construção das UBS do Bairro República e Consolação, a duplicação da UBS de Jardim Camburi e a primeira UPA de Vitória também foram propostas por Pazolini.

A fim de aumentar a segurança no município, o prefeito prometeu integrar as forças federais e estaduais de segurança e ampliar o uso de ferramentas de inteligência artificial, integrando-as aos sistemas de videomonitoramento.

Cariacica

Em Cariacica, o comando da cidade segue sendo responsabilidade de Euclério Sampaio (MDB), reeleito com 88,41% dos votos (168.771) no primeiro turno do pleito.

Para a educação, as promessas foram a ampliação do número de escolas cívico-militares, o atendimento de crianças de zero a três anos e a oferta da jornada de tempo integral.

Além disso, o reeleito se comprometeu com a inserção de mais crianças nas escolas, a partir da construção de novas unidades em Cruzeiro do Sul, Nelson Ramos, Prolar, Bandeirantes, Morada de Santa Fé, Jardim Botânico, Vila Prudêncio e Maracanã.

A fim de aumentar o rendimento per capita de Cariacica e gerar mais empregos, Euclério prometeu investir em qualificação profissional, implementando diversos programas inclusive para os cariaciquenses com mais de 50 anos.

Na área da saúde, espera-se a conclusão das três unidades básicas de saúde que estão sendo construídas e a construção de mais três, contemplando, inclusive, o bairro Nova Rosa da Penha.

Além disso, Euclério prometeu identificar os vazios assistenciais para a implantação de novas UBS, ampliar o horário dos serviços das mesmas, aumentar o acesso e a quantidade de exames preventivos às mulheres, e desenvolver a cobertura de medicamentos para 90%.

A inauguração do Hospital Geral também deve ocorrer nos próximos quatro anos, assim como a melhoria do agendamento online a partir da licitação de totens.

Com o objetivo de garantir segurança aos cariaciquenses, o chefe do Executivo municipal propôs a ampliação da Guarda Municipal, a ampliação das operações com cães, a compra de mais equipamentos e câmeras de videomonitoramento. Euclério também se comprometeu a criar a patrulha rural.

Vila Velha

O prefeito do município, Arnaldinho Borgo (Podemos), foi reeleito no primeiro turno para o cargo com 79,04% dos votos (194.451).

Para a educação, ele propôs a construção e ampliação das escolas, a modernização do ensino com ferramentas digitais e tecnológicas e a ampliação das escolas em tempo integral.

Arnaldinho também deve fortalecer os projetos de jogos estudantis, capacitar e valorizar ainda mais os profissionais da educação e manter a qualidade da merenda escolar.

O Plano de Desenvolvimento Econômico “Vila Velha 500 Anos” e o projeto “Vila Velha Ágil” foram as principais promessas para fazer a cidade canela-verde avançar na geração de empregos.

Já para melhorar a mobilidade urbana, devem ser construídas novas ciclovias e corredores de mobilidade em cima dos canais da Costa e Guaranhuns, fazendo o tamponamento e a interligação com vias adjacentes.

Além disso, Arnaldinho prometeu investir em sinais inteligentes, que fazem a contagem de veículos e reprogramam automaticamente o seu tempo, e na transformação da Rodovia do Sol em sentido único, no trecho urbano.

As metas que devem ser alcançadas na área da saúde são a criação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a ampliação das já existentes.

O mandatário reeleito também propôs o fortalecimento da rede de atenção à saúde, a ampliação da oferta de consultas e exames, a qualificação do acolhimento nas unidades de saúde e a informatização da distribuição de medicamentos.

Para aumentar a segurança em Vila Velha, o prefeito deve ampliar o Programa “Anjos da Guarda” nas escolas e o Projeto “Bairro Azul”, com foco nas áreas de comércio.

Ele também prometeu adquirir novas viaturas e armamentos e ampliar o videomonitoramento na cidade, além de continuar investindo na Guarda Municipal e em políticas públicas de lazer e educação.