Política

Apenas seis deputados estaduais não deverão disputar reeleição no ES

Expectativa é de que parlamentares encabecem chapas para o Executivo, além do lançamento de candidaturas para a Câmara Federal. Clima de eleição já esvazia as sessões plenárias da Ales

Apenas seis deputados estaduais não deverão disputar reeleição no ES
Plenário da Ales deve ficar cada vez mais vazio com proximidade das eleições Foto: Divulgação/Assembleia

Dos 30 deputados estaduais, apenas seis não deverão disputar a reeleição no pleito de outubro, no Espírito Santo. O primeiro a deixar a disputa foi o deputado Claudio Vereza (PT), que, após acumular seis mandatos consecutivos, anunciou a aposentadoria no mês de março deste ano.

A expectativa é de que o parlamentar trabalhe para angariar votos para a senadora Ana Rita (PT), que deverá candidatar-se ao Legislativo Estadual.

O deputado Vandinho Leite (PSB) também não deverá entrar na briga pela reeleição, mas tem o nome cotado para a Câmara dos Deputados.

Também restam dúvidas sobre os nomes dos deputados Roberto Carlos (PT) e Sandro Locutor (PPS). Isso porque Roberto Carlos poderá ser lançado nos próximos dias como candidato ao governo do Estado. O PT se reúne com o presidente da Executiva Nacional, na próxima quinta-feira (19), às 11 horas, em Brasília. Já o PPS quer o nome de Locutor como vice na chapa de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).

Outro nome que continua indefinido é o do presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM). O parlamentar não confirma se disputará a reeleição, e nos bastidores especula-se uma candidatura à Câmara.

Também pode entrar na disputa federal o deputado Josias da Vitória (PDT), cujo partido tem intenção de eleger, pelo menos, dois representantes para a Câmara.

Sessões vazias

E o clima das eleições já reflete efeitos no plenário da Assembleia, que tem ficado cada vez mais vazio. Na última segunda-feira (16), conforme mostrou a coluna Bastidores, do Folha Vitória, nenhuma matéria foi votada e, diante disso, coube aos parlamentares, a maioria disputando a reeleição, fazerem discursos sem grande relevância para a sociedade.