Dos 30 deputados estaduais, apenas seis não deverão disputar a reeleição no pleito de outubro, no Espírito Santo. O primeiro a deixar a disputa foi o deputado Claudio Vereza (PT), que, após acumular seis mandatos consecutivos, anunciou a aposentadoria no mês de março deste ano.
A expectativa é de que o parlamentar trabalhe para angariar votos para a senadora Ana Rita (PT), que deverá candidatar-se ao Legislativo Estadual.
O deputado Vandinho Leite (PSB) também não deverá entrar na briga pela reeleição, mas tem o nome cotado para a Câmara dos Deputados.
Também restam dúvidas sobre os nomes dos deputados Roberto Carlos (PT) e Sandro Locutor (PPS). Isso porque Roberto Carlos poderá ser lançado nos próximos dias como candidato ao governo do Estado. O PT se reúne com o presidente da Executiva Nacional, na próxima quinta-feira (19), às 11 horas, em Brasília. Já o PPS quer o nome de Locutor como vice na chapa de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).
Outro nome que continua indefinido é o do presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM). O parlamentar não confirma se disputará a reeleição, e nos bastidores especula-se uma candidatura à Câmara.
Também pode entrar na disputa federal o deputado Josias da Vitória (PDT), cujo partido tem intenção de eleger, pelo menos, dois representantes para a Câmara.
Sessões vazias
E o clima das eleições já reflete efeitos no plenário da Assembleia, que tem ficado cada vez mais vazio. Na última segunda-feira (16), conforme mostrou a coluna Bastidores, do Folha Vitória, nenhuma matéria foi votada e, diante disso, coube aos parlamentares, a maioria disputando a reeleição, fazerem discursos sem grande relevância para a sociedade.